Nesta terça-feira (14), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou da posse do novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Sidônio Palmeira. O termo de posse foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.
O novo ministro agradeceu ao novo desafio e destacou o papel estratégico da comunicação na gestão pública. Ele ainda apontou a importância de uma comunicação que responda às novas demandas e seja alinhada.
“Vejo que o papel da comunicação deve se concentrar em ser a enzima que liga a política e a gestão, tornando a política mais integrada com uma gestão mais eficiente”, frisou.
Sidônio também enfatizou a necessidade de uma comunicação que ouça as demandas sociais e contribua para a formulação de políticas públicas. Sidônio também defendeu o combate à desinformação.
“Encaro esse desafio com um olhar voltado à participação da comunicação na elaboração de programas e políticas públicas, sempre ouvindo a população”, disse.
O evento também marcou a despedida do ex-ministro Paulo Pimenta, que esteve à frente da Secom nos últimos dois anos e desenvolveu ações bem sucedidas à frente da Comunicação.
“Tenho certeza de que, com a qualidade do Sidônio e com o time que ele está montando, vamos fazer nesses últimos dois anos aquilo que é fundamental para a afirmação do nosso projeto. É essencial que todos os brasileiros percebam as mudanças. Nunca podemos esquecer de onde viemos, por que ganhamos e que governamos para todos e todas”, pontuou.
Margareth Menezes, por sua vez, saudou o Sidônio, que é seu conterrâneo. E destacou a importante missão que ele têm a partir de agora.
“É uma alegria ver um amigo de longa data assumindo uma posição tão importante no governo do presidente Lula. Tenho certeza de que, com a liderança do ministro Sidônio Palmeira, será possível levar ainda mais informação sobre as políticas públicas dessa gestão, fortalecendo o diálogo mostrando os vários feitos em prol do povo brasileiro”, disse.
Participaram também da cerimônia, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, a primeira-dama, Janja, e os ministros de Estado Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), José Múcio (Defesa), Fernando Haddad (Fazenda), Esther Dweck (Gestão e Inovação) e Márcio Tavares, secretário-Executivo do MinC.