A empresa espacial Blue Origin, do magnata Jeff Bezos, conseguiu nesta quinta-feira lançar e colocar em órbita pela primeira vez seu foguete New Glenn. A nave de 98 metros de altura, equivalente a um edifício de 32 andares, decolou às 4h (horário de Brasília) da base espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.
- Musk x Bezos no espaço: bilionários acirram disputa com voos de megafoguetes na mesma semana
- Veja também: Musk entra no alvo do órgão regulador do mercado de capitais nos EUA por compra do ex-Twitter
Com esta missão, batizada de NG-1, Bezos, dono da Amazon, mira diretamente no homem mais rico do mundo, Elon Musk, cuja empresa SpaceX domina o mercado de lançamentos orbitais com seus foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy.
“Parabéns por alcançar a órbita na primeira tentativa! @JeffBezos”, escreveu Musk em sua plataforma X após o lançamento.
A Blue Origin já tem experiência há anos em levar turistas ao espaço por alguns minutos graças aos seus foguetes New Shepard, muito menores. Mas, até agora, não havia realizado nenhum voo orbital. O lançamento inaugural deste poderoso foguete foi cancelado na segunda-feira no último minuto devido a um problema técnico.
Fisicamente, o New Glenn supera o Falcon 9, com seus 70 metros de altura, e foi projetado para cargas úteis maiores. Sua capacidade em termos de massa está entre a do Falcon 9 e a do seu irmão maior, o Falcon Heavy, mas tem a vantagem de um compartimento útil mais amplo, ideal para cargas mais volumosas.
A Blue Origin já possui um contrato com a NASA para o lançamento de duas sondas rumo a Marte a bordo do New Glenn. O foguete também apoiará o projeto Kuiper, um satélite projetado para competir com a rede de internet Starlink.
Por ora, no entanto, a SpaceX mantém a liderança nessa corrida espacial, enquanto outros concorrentes, como United Launch Alliance, Arianespace e Rocket Lab, permanecem bem atrás.
Assim como Musk, Bezos tem uma paixão de longa data pelo espaço. Porém, enquanto Musk sonha em colonizar Marte, Bezos imagina transferir a indústria pesada para plataformas espaciais flutuantes para preservar a Terra, “a origem azul da humanidade”.
Bezos fundou a Blue Origin em 2000, dois anos antes de Musk criar a SpaceX, mas adotou um desenvolvimento mais cauteloso, em contraste com a filosofia de seus rivais.