A partir deste sábado (18), o foyer e a sala de cinema do Sesc Palladium recebem a mostra Brasileirim, que tem como tema central a cultura popular brasileira, reunindo sessões de cinema, intervenções artísticas e rodas de conversa no cinema. A atração, que segue em cartaz até o dia 26 e conta com a exibição de 18 curtas, médias e longas-metragens voltados especialmente para as crianças, integra o projeto De Férias, realizado pela Fecomércio MG por meio do Sesc em Minas.
Abrindo a programação, o evento Brasileirim Minas Gerais recebe, às 14h30 de sábado (18), apresentações da Folia de Reis Unida de São José da Lagoa e da Guarda de Congo e Moçambique Treze de maio de Nossa Senhora do Rosário, além de surpresas nos quadros “Tem Mestre na Tela” e “Roda Brasil”. Na sequência ocorre uma intervenção musical com cantigas populares e brincadeiras de roda sob o comando da sanfoneira Lud Benquerer.
Mais tarde, a partir das 17h, é exibido o documentário “Histórias de Jequitibá: A Capital Mineira do Folclore”, um vídeo-relato dirigido por Paulinho do Boi sobre o Festival de Folclore de Jequitibá, iniciado em 1986 e reconhecido como Patrimônio Imaterial. Outro filme documental, “Lagoa da Trindade: um canto, um conto”, de Márcio Vesoli, vem na sequência, abordando tradições da comunidade Quilombola em Dr. Campolina, que é um distrito de Jequitibá, município conhecido como a capital mineira do folclore.
No domingo (19), mais uma vez com atividades se iniciando às 14h30, é realizado o Brasileirim das Artes, uma homenagem às artes com música, teatro, dança e circo, além dos quadros “Tem Mestre na Tela” e “Roda Brasil”. Após a atração, uma vivência em danças tradicionais é realizada, sob direção de Douglas Gonçalves.
Às 17h do mesmo dia, ocorre a Mostra Saci (Somando Arte no Cinema Independente), com os coletivos Folclore BR, Causos Gerais e Belacqua, reunindo a exibição de sete curtas-metragens seguida por uma roda de conversas com os coletivos.
Na próxima semana, o evento volta a acontecer a partir de sexta-feira (24) com o Brasileirim Bahia, com enfoque na capoeira e na percussão baiana, com os grupos Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA) e Bloco Show, além do quadro “Tem Mestre na Tela”. No sábado (25), o tema passa a ser o Rio de Janeiro, abordando a representação do samba e funk, com a participação do grupo Mindinho Bateria Mirim, e quadros “Tem Mestre na Tela” e “Roda Brasil”.
Nos dois dias, oficinas com foco em reciclagem estão programadas após as atividades iniciais e, no fim da tarde, serão exibidos curtas.
Já no domingo (26), encerrando o programa, o Brasileirim das Artes celebra as expressões culturais brasileiras, com música, teatro, dança e circo e recebe uma intervenção circense com Christian Ramos. Às 17h é exibido o título “Brincante, o Filme”, misto de documentário e ficção sobre a obra de Antonio Nóbrega com direção de Walter Carvalho.
SERVIÇO:
O quê. De Férias – Mostra Brasileirim
Quando. A partir deste sábado (18) e domingo (19), e nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, com atividades às 14h30 e às 17h.
Onde. Cinema e foyer do Sesc Palladium (avenida Augusto de Lima, 420, centro)
Quanto. Gratuito