Rafael Cunha promete uma Secretaria de Ciência e Tecnologia mais integrada com a população


O novo secretário de Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Cunha, assumiu a gestão com o compromisso de ampliar a transformação digital da cidade, fortalecer o ecossistema de inovação e aproximar ainda mais a tecnologia dos cidadãos. 

Em entrevista exclusiva à Folha de Pernambuco, ele destacou os principais eixos de sua administração, que incluem a expansão da transformação digital na cidade, melhorando o acesso do cidadão ao serviço público por meio de tecnologias de inovação que desenvolvem um ecossistema local conectado. 

Novos Rumos
Os próximos anos da pasta, agora sob comando de Cunha, que também é servidor público federal do Ministério da Gestão e Inovação, representarão uma secretaria incorporada às pautas de transformação digital, alinhadas com as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação. De acordo com o gestor, essas serão as duas perspectivas que deverão guiar as decisões.

“Queremos que o Recife continue liderando o processo de inovação no Brasil, utilizando a tecnologia para oferecer serviços mais acessíveis, eficientes e personalizados para cada cidadão”, destacou.

Conecta Recife
Um braço essencial desse plano é a plataforma do Conecta Recife. Segundo Rafael Cunha, a plataforma, que já conta com mais de 800 serviços municipais e mais de 4 mil serviços públicos estaduais e federais, será ampliada para oferecer um atendimento ainda mais eficiente e proativo.

“Nosso foco não é apenas digitalizar serviços, mas garantir que a relação do cidadão com a prefeitura seja simplificada, com menos cliques e mais ações automáticas que antecipem suas necessidades”, afirmou o secretário.

Conecta Cidadania
Um dos serviços acoplados ao Conecta Recife, é o Conecta Cidadania que, por meio da base de dados da prefeitura, consegue saber quando um cidadão terá direito a um benefício social público, seja ele municipal, estadual ou federal. A partir disso, o cidadão recebe um alerta no celular, sendo informado a respeito do benefício.

O conceito, explica Cunha, surgiu da necessidade de digitalizar serviços, tornando-os mais acessíveis e fáceis de usar. Assim, foram criadas soluções para otimizar processos e melhorar a experiência do usuário.

“Foi então que percebemos que, em algumas situações, o cidadão nem precisava solicitar o serviço, pois já tínhamos as informações necessárias. Assim, surgiu o conceito de serviço a zero clique. Um exemplo é a credencial do idoso para estacionamento: basta sabermos a idade da pessoa para emitir o documento automaticamente e enviar via Whatsapp para o cidadão cadastrado no conceta”, explica Rafael.

Inteligência artificial 
A nova gestão também aposta na inteligência artificial (IA) para melhorar a eficiência dos serviços e a satisfação da população com o aprimoramento de feedback dentro do serviço de Ouvidoria 4.0. Compreende todos os canais de comunicação que a prefeitura utiliza para receber feedbacks dos cidadãos, permitindo avaliar o nível de satisfação dos serviços prestados e usá-los como insumo para melhorias. 

“Aplicamos um algoritmo de reconhecimento de sentimentos, que classifica os comentários como positivos, negativos ou neutros. Nosso objetivo é resumi-los e vinculá-los aos serviços e unidades da prefeitura”, destaca Rafael. 

Com base nessas análises, são gerados relatórios para os responsáveis pelos serviços, os secretários das unidades e o prefeito. Para ele, receber o feedback da população de forma otimizada e contínua é uma das ferramentas essenciais para o desenvolvimento de um bom trabalho.

“Desde o início do mandato, buscamos entender as expectativas da sociedade e definir compromissos para os próximos quatro anos. Esse processo, iniciado nas eleições, reflete-se no resultado das urnas e nos mecanismos de feedback, permitindo monitorar a satisfação da população e priorizar suas principais demandas”, ressalta.

Veja também


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *