Entre folias e modas de viola: Festival valoriza a cultura caipira em Planaltina


No próximo sábado, será realizada a primeira edição do Festival “Festa do Divino – Tradição Sertaneja”, com ênfase na música popular caipira e sertaneja, envolvendo cantores e cantoras da Região Administrativa de Planaltina. O evento será realizado no Centro Histórico da cidade, na Praça da Igrejinha de São Sebastião, após o encontro das bandeiras, momento simbólico da Festa do Divino em que a folia de roça e a folia de rua se encontram.

O festival tem como foco contribuir para a valorização da música popular caipira e sertaneja, fortalecendo a relação de pertencimento na comunidade local de Planaltina. A realização enaltece a tradição popular dos festejos em honra ao Divino Espírito Santo, que desempenham um papel crucial na cultura e religiosidade da região. A iniciativa contará com a participação de artistas locais, proporcionando uma programação acessível e gratuita para toda a população. Medidas de acessibilidade serão implementadas no evento, assegurando a sua inclusividade.

Para a programação musical, foi aberto um processo seletivo para cantores e cantoras do universo sertanejo com faixa etária entre 18 e 60 anos. Os artistas selecionados farão parte da programação juntamente com o cantor Daniel Beira Rio, idealizador do evento, que tem coordenação geral de Maira Vieira Franco e financiamento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

A Festa do Divino em Planaltina-DF é uma das mais antigas celebrações do Distrito Federal, remontando ao século XVIII e enraizada na história e cultura popular brasileira. Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do DF em 2013, a festa combina elementos religiosos e culturais, como o cortejo do mastro do Divino, a coroação do imperador e da imperatriz, danças, músicas e a partilha de alimentos. Inspirada na tradição católica portuguesa, com influências indígenas, africanas e europeias, a festa celebra a devoção ao Divino Espírito Santo, unindo a comunidade em um evento que ocorre 50 dias após a Páscoa.

Junto de Daniel, estão os oito artistas selecionados:

Amanda Amaral – cantora de música sertaneja, iniciou a carreira artística com 16 anos cantando em bares locais e cidades do DF, Goiás e entorno.

Douglas Santos – músico cuja trajetória musical é marcada por influências familiares e uma profunda conexão com a música sertaneja raiz.

Gerlani Santana – conhecida por sua voz doce e, ao mesmo tempo, marcante, sua trajetória é marcada pelo amor pela música e o desejo de transmitir mensagens de perseverança.

Joás Sousa – músico e compositor planaltinense autor do hino de Planaltina-GO. Já atuou com diversos artistas em shows e gravações como Chico Rey e Paraná, Gian e Giovane, Gustavo Lima e Rio Negro e Solimões.

Letícia Nicácio – na mistura de MPB, sertanejo e música gospel, encontrou sua voz e seu refúgio. A música, para ela, é mais que som: é alma viva.

Mike Rener – violeiro, cantor, compositor e folião do Divino Espírito Santo, nascido em Brasília em 27 de janeiro de 1991. Participou de diversos eventos importantes para a cultura caipira, sendo uma das promessas do gênero no Distrito Federal.

Sirlene Sousa – natural de Planaltina-DF, sempre teve forte ligação com a música e a arte, participando de eventos como o Projeto Planaltina de Mãos Dadas, Feira da Uva 2023 e Feicotur 2023.

  

Line-up oficial

Cantor principal: Daniel Beira Rio

Cantores selecionados:

Abel Marcks

Amanda Amaral

Douglas Santos

Gerlani Santana

Joás

Letícia Nicácio

Maike Rener

Sirlene Sousa

Este projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

Serviço

Data: 07 de junho de 2025

Horário: 14h30

Entrada Franca e Classificação Livre

Local: Praça da Igrejinha de São Sebastião – St. Tradicional Q 58A – Planaltina/DF

Fonte: Josuel Júnior

[embedded content]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *