A greve dos dubladores americanos iniciada no ano passado por preocupações com o uso de inteligência artificial nos videogames pode estar chegando ao fim. O sindicato SAG-AFTRA anunciou um acordo provisório com grandes publishers e estúdios.
Entre as empresas envolvidas estão nomes como Activision, EA, Warner Bros. Games e Insomniac. Segundo o comunicado, a paralisação deve ser suspensa assim que os termos forem formalizados com os empregadores. O acordo ainda passará por revisão e votação.
Cabeças do sindicato se pronunciam sobre a greve dos dubladores
“O resultado garante barreiras essenciais contra o uso de IA que protegem o sustento dos artistas”, afirmou Duncan Crabtree-Ireland, diretor executivo do SAG-AFTRA. Ele classificou o avanço como fruto de “paciência e persistência” dos envolvidos.
A presidente do sindicato, Fran Drescher, também se pronunciou. “Nossos dubladores enfrentaram os maiores empregadores de uma das indústrias mais lucrativas do mundo. Esse acordo representa coragem, persistência e uma vitória coletiva”, declarou.
Os profissionais ainda seguem oficialmente em greve até que o acordo seja ratificado. Quando isso acontecer, o sindicato já planeja as próximas negociações. “Cada contrato é um trabalho em progresso”, concluiu Drescher.
Será que os games “travados” ou atrasados com esses processos da greve dos dubladores finalmente verão a luz do dia?