Brasil Innovation Day apresenta potencial do país no âmbito da tecnologia e dos negócios


A Embaixada do Brasil em Paris foi palco, nesta terça-feira, 10 de junho, do Brasil Innovation Day, evento que marcou o início da programação brasileira no VivaTech 2025, maior feira de inovação tecnológica da Europa, e reforçou a presença estratégica do país na agenda oficial do Ano Brasil-França 2025.

Ricardo Neiva Tavares, embaixador do Brasil na França

Organizado pela Embaixada do Brasil em Paris, com o apoio do Serpro e da ApexBrasil, o encontro reuniu representantes dos governos e do setor privado de ambos os países para debater como a inovação pode ser um vetor de transformação social, desenvolvimento sustentável e fortalecimento da presença internacional brasileira.

Na abertura, o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares, destacou o momento especial das relações bilaterais, afirmando que a cooperação entre os dois países pode se expandir para além do comércio tradicional, alcançando os domínios da ciência, da cultura e da transformação digital.

“O Brasil já recebeu mais de 100 milhões de euros em investimentos franceses. Temos potencial de ir além, levando nossas ideias, nossa cultura e nossa tecnologia para o mundo”, afirmou o embaixador.

Durante o evento, o presidente do Serpro, Alexandre Amorim, reforçou o protagonismo brasileiro na construção de um governo digital soberano, seguro e humano, destacando a importância da inovação como ferramenta de inclusão e modernização do Estado.

“O Brasil quer e pode ser protagonista. E o Serpro está preparado para fazer parte dessa construção, reforçando o papel da tecnologia nas políticas públicas e na soberania nacional”, declarou o presidente.

Alexandre Amorim, presidente do Serpro

Painéis debatem inovação pública e oportunidades de negócios

A programação do Brasil Innovation Day foi estruturada em dois painéis temáticos. O primeiro, intitulado “Inovação no setor público: soberania e impacto social”, contou com a participação do gerente de Internacionalização do Serpro, Rafael Ferreira, da gerente de Inovação da ApexBrasil, Maria Paula Velloso, e Ag

nès Laurent-Moreau, senior Advisor da AdvisoryInvest in France. O painel abordou as estratégias do Brasil para garantir soberania digital, ampliar a inclusão e promover a eficiência do Estado por meio da tecnologia.

Na conversa, foram apresentados cases do Serpro, como a Nuvem de Governo, infraestrutura com gestão 100% nacional que garante a proteção de dados sensíveis do Estado brasileiro, e ações da ApexBrasil para conectar inovação pública ao mercado internacional.

O segundo painel teve como tema “Projeção internacional e oportunidades de negócios” e reuniu representantes da Embaixada da França no Brasil, da empresa Multiland e da startup brasileira Mind the Graph, que compartilhou sua trajetória de internacionalização com apoio da ApexBrasil. A discussão mostrou o Brasil como hub estratégico para startups e investidores franceses, com ambiente propício à inovação e conexões sólidas com toda a América Latina.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *