Semana dará ampla divulgação das atividades desenvolvidas e realizadas no cenário estadual e nacional relativas à ciência, tecnologia e inovação. – Foto: Ascom Parlamentar

As escolas do ensino fundamental e médio das redes de ensino público e privado do estado poderão ter uma semana inteira para desenvolver atividades sobre ciência, tecnologia e inovação, caso seja aprovado o Projeto de Lei de autoria do deputado Eder Lourinho (PSD), que institui a Semanada Ciência, Tecnologia e Inovação voltada para esse público, a ser realizada anualmente, durante o mês de outubro.

A semana dará ampla divulgação das atividades desenvolvidas e realizadas no cenário estadual e nacional relativas à ciência, tecnologia e inovação (CT&I), preconizando a linguagem didático-pedagógica adequada para a difusão e o entendimento dos temas abordados. Durante o mês de outubro, em que se celebra a data, ficam as escolas autorizadas a realizarem programação específica em atenção a Semana proposta.

Pelo projeto, a programação a ser desenvolvida deverá enfatizar a importância social, econômica e cultural do desenvolvimento da CT&I para a sociedade, e poderá ser realizada através de atividades extracurriculares, elaboradas e aplicadas pelo corpo docente epor agentes externos especialistas nas áreas,como estímulo aos alunos participantes.

Em sua justificativa, o deputado frisa que é evidente e indiscutível que as inovações, as ciências e as tecnologias estão em constante evolução, que são da maior importância para o desenvolvimento social e econômico de uma nação.

“Não podemos apenas pensar no crescimento e no avanço científico e tecnológico apenas sob o prisma do aspecto econômico, mas também considerando o bem-estar da sociedade”, concluiu.