Um lugar para transformar ideias em concepções sólidas: assim é o Fab Lab amadomaker UPF, aberto oficialmente na noite de terça-feira, 07 de novembro. Localizado no Centro de Convivência, no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF), o espaço abrange um conjunto de máquinas controladas por computador que permite a criação de projetos de fabricação digital de forma colaborativa. Fab Lab é a sigla de Fabrication Laboratory, e a intenção é que o local torne a tecnologia mais presente no dia a dia de acadêmicos das licenciaturas, dos bacharelados e dos cursos tecnológicos, nos diferentes níveis, bem como de toda a comunidade regional.
Presente no lançamento do Fab Lab amadomaker UPF, a reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, afirmou que a proposta do espaço vai ao encontro do que a UPF se propõe. “Uma universidade é o espaço da criação, do desenvolvimento, do virar ao avesso os temas cotidianos, fazendo novas perguntas e transformando as realidades. Essa oportunidade certamente vai trazer muitos elementos novos para o que mais importa a todos nós: a qualificação do processo de ensino-aprendizagem e a formação de um estudante ainda mais preparado para o mundo do trabalho”, destacou.
O que é um Fab Lab?
O Fab Lab amadomaker UPF foi criado em parceria entre a UPF e a empresa Amado Tec. O CEO da companhia, Marcelo Amado, participou da inauguração do espaço, destacando que o local é aberto a todos os públicos e que oferece ferramentas para quem busca aprendizado e crescimento. “Existem mais ou menos 2.000 Fab Labs em todo o mundo, que fazem parte de uma rede de laboratórios. Ter um espaço como esse dentro da universidade é uma volta às origens, já que a ideia surgiu no Massachusetts Institute of Technology (MIT)”, contextualizou.
Amado explicou que existem vários requisitos para um laboratório ser considerado um Fab Lab e integrar a rede mundial. Entre eles, estão oferecer livre acesso ao público e incluir os seguintes equipamentos: máquina de corte a laser, impressora 3D, fresadora CNC e plotter.
O professor da UPF, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid) e secretário de Educação de Passo Fundo, Dr. Adriano Canabarro Teixeira, comentou sobre a importância do local na formação de professores. “Ter um espaço como o Fab Lab dentro da universidade é um avanço muito grande por vários motivos. Um deles é que já é uma tendência no mundo abrir espaços de prototipação, espaços de criação, de uma cultura de criatividade. Outro, porque é um espaço essencialmente de formação de pessoas, e nós, da Universidade de Passo Fundo, temos uma responsabilidade muito grande com a formação de professores. Ter um Fab Lab é fundamental, porque contempla essa demanda reconhecida mundialmente”, explicou.
Conheça o Fab Lab
O Fab Lab tem o objetivo de promover a inovação, a criatividade e o aprendizado prático, e pode ser frequentado por todos os públicos interessados: basta ir até o espaço, situado no Centro de Convivência da UPF. Em breve, o espaço deve sediar diversos cursos e treinamentos, além de disponibilizar site e aplicativo para facilitar a troca de informações.