Lançada pelo Google Brasil nesta quarta-feira (8), a Experiência de Pesquisa Generativa deverá modificar a forma como os usuários do site de buscas se informam.
Agora, o site de buscas disponibilizará ao usuário, por meio do Search Labs, a opção de utilizar uma IA generativa para obter resultados sobre perguntas realizadas no site.
De acordo com a empresa, o objetivo é auxiliar o usuário a “dar os primeiros passos dessa pesquisa de forma mais natural e intuitiva”.
A ferramenta também possibilita o desbloqueio de novas perguntas e consultas baseadas na pesquisa inicial. Além disso, o modo como as informações são organizadas também será modificado, possibilitando o aprofundamento sobre um tópico ou a descoberta de novos conteúdos.
Outra utilidade da IA é o modo conversacional, que também pode ser ativado na página inicial do site de buscas. Nele, o usuário pode realizar perguntas em sequência e obter respostas instantâneas que também serão geradas por IA.
Segundo o Google, em ambos os modos, as respostas são projetadas para destacar as fontes que trazem informações confiáveis e que podem ser demonstradas facilmente por meio de uma variedade de links e resultados.
“Ao trazer IA generativa para o nosso sistema de busca, fizemos um grande esforço para desenvolver uma experiência responsável e cuidadosa. Projetamos essas novas experiências para destacar e chamar a atenção para o conteúdo na web, facilitando o acesso a mais links e a uma ampla gama de fontes de informação”, afirmou Bruno Pôssas, vice-presidente de Engenharia para a Busca do Google.
Para ativar a IA, o usuário deve acessar o Search Labs por meio do site labs.google.com/search e habilitar a ferramenta que já está disponível para desktop.
Na próxima semana, o acesso será habilitado de forma gradual no Google app disponível para Android e iOS.
Veja também
Futebol
Diego Souza quer ver Ilha “pulsando” com o Sport diante do Atlético-GO
Divórcio