Representantes do Demae e das empresas Coester, Isoil-Lamon e Statttus4 integraram o painel 5 no último dia do maior e mais importante evento do Brasil sobre perdas, que aconteceu em Porto Alegre, nesta quarta e quinta-feira.
A programação do 10º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética trouxe para o segundo e último dia, nesta quinta-feira, 9 de novembro, o tema “Materiais e Tecnologias para redução de perdas”. O painel teve moderação de Alexsandro Barral, coordenador da Câmara Técnica de Gestão de Perdas da ABES Minas Gerais. As palestras foram realizadas pelos convidados: Marco Antonio Gil Faccin, diretor de Desenvolvimento e Expansão do Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (DMAE); Gustavo Lamon, diretor Comercial da Isoil-Lamon; por Régis Veit Somensi; gerente Regional de Vendas na Coester Automação Ltda. e Marília Lara, CEO da Stattus4.
O maior e mais importante evento do Brasil sobre o tema é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES-SP e da Câmara Nacional da entidade para esta temática estratégica.
Em dois dias (8 e 9), o seminário reuniu, no Plaza São Rafael Hotel, na capital gaúcha, especialistas de diversas áreas do saneamento do país, que compartilharam conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.
Durante o Painel 5, Marília Lara destacou a tecnologia no desenvolvimento de soluções que visam a economia de água através da detecção precoce de vazamentos. A empresa é uma cleantech, uma startup com missão de salvar a água do mundo por meio da tecnologia.
Régis Veit Somensi abordou soluções integradas e a experiência da empresa com automação. Apresentou também as áreas de atuação da empresa e números.
O diretor do DMAE, Marco Antonio Gil Faccin, apresentou as experiências realizadas no Departamento Municipal da capital gaúcha. Faccin trouxe a experiência da autarquia e o uso de redes em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) para redução de perdas e exemplos de obras.
O diretor ISOIL-LAMON, Gustavo Lamon, trouxe aos palestrantes a visão da indústria. Lamon apresentou os materiais e as tecnologias que a empresa oferece para o combate às perdas reais de água.