29 ago
2023
– 14h40
O dirigente sênior do futebol chinês e presidente da Superliga Chinesa, Liu Jun, foi levado pelas autoridades para investigação, informou o jornal Youth Daily, apoiado pelo Estado, nesta terça-feira.
A reportagem não deu mais detalhes sobre a investigação e a Associação Chinesa de Futebol (CFA) não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Liu já foi presidente do extinto Jiangsu Suning, time da Superliga Chinesa, e foi nomeado chefe-executivo da Inter de Milão, da Série A italiana, em 2016, logo após o clube ter sido comprado pelo Suning Holdings Group.
Sua detenção ocorre seis meses depois que o presidente da CFA, Chen Xuyuan, foi colocado sob investigação por suspeita de violações graves da lei.
O inquérito de Chen ocorreu após uma investigação anticorrupção do futebol chinês.
Em janeiro, dois ex-dirigentes da CFA foram investigados por suspeita de “graves violações da lei”, de acordo com declarações publicadas pelo órgão regulador esportivo chinês.
Em março, mais duas importantes autoridades do futebol chinês foram investigadas por suspeita de violações graves da lei.
Também foi iniciada uma investigação sobre o ex-técnico da China Li Tie, que foi acusado de crimes de corrupção, incluindo suborno, de acordo com uma declaração da procuradoria, conforme relatado no início deste mês pelo South China Morning Post.
A notícia sobre Liu chega um dia depois de os investidores terem dito ao atual campeão da Superliga Chinesa, o Wuhan Three Towns, que estavam dispostos a dar o clube em troca de nada, após anunciarem que estavam retirando o financiamento.