Arena Castelão, 50 anos: palco do futebol recebeu também o papa e shows


Arena Castelão completa 50 anos neste sábado. — Foto: Governo do Estado

Arena Castelão completa 50 anos neste sábado. — Foto: Governo do Estado

Além de sediar o espetáculo do futebol cearense, o Estádio Governador Plácido Castelo, mais conhecido como Arena Castelão, foi palco de diversos eventos grandiosos na história do Ceará. O estádio completa neste sábado (11), 50 anos.

A construção do estádio foi uma ideia do então governador do estado, Plácido Aderaldo Castelo (1966 – 1971). A ideia inicial era erguer o estádio Castelão no Bairro Alagadiço, mas seriam necessárias muitas desapropriações, e o estádio acabou precisando mudar de lugar. Os engenheiros então pensaram em outros dois bairros: Pici e Itaperi, ambos sem sucesso. Após várias alternativas, foi escolhida a área conhecida como “Mata Galinha”, hoje Castelão.

O estádio foi inaugurado oficialmente no dia 11 de novembro de 1973 e possuía somente dois lances de arquibancada, sem os setores atrás dos gols, ainda a serem terminados anos mais tarde. Inauguração contou com a realização do Clássico-Rei entre Ceará e Fortaleza. O jogo terminou empatado por 0 a 0 e contou com a presença de 70 mil pessoas.

Antes de a bola rolar, o ex-governador Plácido Castelo e o Governador César Cals (1971-1975) receberam no campo o presidente da extinta Confederação Brasileira de Desportos (CDB), Sílvio Pacheco e o craque Leônidas da Silva, o “Diamante Negro”, artilheiro da Copa do Mundo 1938, na França, com oito gols.

Confira alguns dos momentos marcantes dos 50 anos da arena, no futebol e em outros eventos.

Visita do Papa João Paulo II

João Paulo II visita o Estádio Castelão no dia 9 de julho de 1980. — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

João Paulo II visita o Estádio Castelão no dia 9 de julho de 1980. — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

Além do futebol, o estádio foi palco de grandes eventos. O mais marcante é a visita do Papa João Paulo II, em 9 de julho de 1980. Santo pontífice foi o primeiro papa a visitar o Brasil e desembarcou em Fortaleza, permanecendo por dois dias. O motivo foi a realização do 10º Congresso Eucarístico Nacional. Foram mais de 122 mil pessoas ao estádio.

No Castelão, João Paulo II foi recepcionado pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga e recebeu de presente do artesão cearense Antônio Barbosa Cruz, um chapéu de couro. À época, o estádio recebia até 130 mil pessoas.

No dia 27 de agosto de 1980, a Seleção Brasileira estreou no Castelão, na vitória por 1 a 0 contra o Uruguai, em amistoso. O único gol da partida – o primeiro da Seleção no Castelão – foi marcado por Getúlio, de pênalti, aos 30 minutos do segundo tempo. Mais de 110 mil torcedores assistiram à vitória.

O estádio, além de eventos religiosos e partidas de futebol, ainda foi palco na década de 90 de dois grandes shows. O primeiro da Xuxa Meneghel, em 10 de dezembro de 1996. Rainha dos Baixinhos cantou por quase duas horas e reuniu 50 mil pessoas.

Outro foi a apresentação da banda Mamonas Assassinas em 22 de dezembro de 1995.

Reformas e jogos da Copa do Mundo

Estádio foi fechado oficialmente no dia 31 de março de 2011 para a reforma visando a Copa do Mundo de 2014. — Foto: Governo do Estado

Estádio foi fechado oficialmente no dia 31 de março de 2011 para a reforma visando a Copa do Mundo de 2014. — Foto: Governo do Estado

O estádio recebeu uma reforma em 2002. Recebeu pintura externa e nova cobertura. Mas a mais marcante ocorreu quando houve a sua implosão, no dia 12 de junho de 2011. O estádio teve parte de sua arquibancada implodida. Foram nove segundos de implosão dos 130 metros da arquibancada. Foram usados 500 quilos de dinamite. A reforma foi para atender as exigências da Fifa para a realização da Copa do Mundo 2014, no Brasil.

A nova arena foi reinaugurada em 16 de dezembro de 2012. Antes do mundial, a nova arena foi palco da Copa das Confederações 2013. Arena Castelão recebeu três partidas. Brasil 2 x 0 México; Nigéria 0 x 3 Espanha e Espanha 0 (7) x 0 (6) Itália.

Já na Copa do Mundo, Arena Castelão recebeu seis jogos. Quatro na fase de grupos: Brasil 0 x 0 México; Grécia 2 x 1 Costa do Marfim; Alemanha 2 x 2 Gana e Uruguai 1 x 3 Costa Rica. Dois na fase final: Holanda 2 x 1 México (Oitavas de Final) e Brasil 2 x 1 Colômbia (Quartas de Final).

Arena ainda foi um dos centros de treinamento para as Olimpíadas de 2016 como parte integrante do Centro de Formação Olímpica do Nordeste.

O memorável 2 a 1, contra a Colômbia, em Fortaleza, no dia 4 de julho de 2014. — Foto: Reuters

O memorável 2 a 1, contra a Colômbia, em Fortaleza, no dia 4 de julho de 2014. — Foto: Reuters

Arena dos grandes eventos

No dia 9 de maio de 2013, 55 mil fãs cearenses dos Beatles tiveram o prazer de conferir de perto, a turnê “Out There” do ex-Beatle Paul McCartney. A apresentação do compositor britânico ocorreu na então recém-reformada Arena Castelão que seria palco naquele ano de jogos da Copa das Confederações e no ano seguinte da Copa do Mundo.

Além de fazer uma breve introdução em português para a maioria das músicas, o músico também usou várias expressões típicas cearenses, como “Vamos botar boneco!”, que quer dizer “fazer bagunça”, ”dar chilique” e “Eita, má!”, uma abreviação de eita, macho”. Paul também fez passinhos de dança quando acabava de cantar, como se agradecesse ao público.

Paul McCartney em Fortaleza — Foto: Marcos Hermes / Divulgação

Paul McCartney em Fortaleza — Foto: Marcos Hermes / Divulgação

Mesmo para uma Arena Castelão com um público visivelmente menor do que o do show de Paul McCartney e uma qualidade de som que não agradou todos os setores, Beyoncé conquistou o público a cada sucesso cantado, com coreografias empolgantes, “caras e bocas” e muito “bate-cabelo”. Quem não se rendia a imitar os passos, parecia estar hipnotizado com a presença e evolução de Beyoncé no palco.

Beyoncé faz o primeiro show da turnê brasileira em Fortaleza — Foto: Divlgação

Beyoncé faz o primeiro show da turnê brasileira em Fortaleza — Foto: Divlgação

Em 2014, o estádio recebeu outro ícone da música internacional. Elton John. Em 26 de fevereiro, o show do cantor inglês reuniu 20 mil pessoas. Em abril, do mesmo ano, foi a vez da apresentação do Rei Roberto Carlos cantar para um público de quase 50 pessoas.

Iron Maiden se apresenta pela primeira vez no Ceará, em show na Arena Castelão — Foto: Arte Produções/Divulgação

Iron Maiden se apresenta pela primeira vez no Ceará, em show na Arena Castelão — Foto: Arte Produções/Divulgação

Assista aos vídeos mais vistos do g1 Ceará:


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *