A saudosa abertura com atores do primeiro Resident Evil, lançado em 1996 para o primeiro Playstation, conquistou a atenção de Monique Alves. Ainda adolescente, ela sentiu a necessidade de compartilhar essa paixão e se conectar com outros fãs da franquia de terror da Capcom. Após uma tentativa com um site mais amador, ela criou o site “Resident Evil Database”, pelo qual é reconhecida nacionalmente.
Continua depois da publicidade
Moni, como é conhecida, é de São Paulo, mas estará em Florianópolis para um evento de videogames retrô na próxima semana (veja mais detalhes após a entrevista). Por conta da vinda dela a Santa Catarina, o Pensando Sobre Games conversou com Monique sobre a paixão dela por Resident Evil, palpites para o Game Awards e quais games da franquia ela recomenda para quem está começando na série da Capcom.
Pensando Sobre Games: Podes falar um pouco sobre como foi o início do Resident Evil Database? Como teve a ideia?
Moni: Antes do Database, eu tive um outro site, mas era um projeto bem mais amador, eu criei com 15 anos e fui agregando amigos! Era divertido, mas infelizmente a vida adulta acabou com ele. Senti falta de criar conteúdo de Resident Evil, então continuei escrevendo “em off” mesmo. Foi aí que resolvi criar o Database com o único intuito de postar os textos que eu criava. Acabei me empolgando e cresceu mais do que o programado!
Continua depois da publicidade
PSG: Como foi a sua introdução à série Resident Evil? Foi com o primeiro jogo?
Moni: Foi com o primeiro Resident Evil de Playstation, em 1997. Eu tinha 11 anos de idade. Eu tenho um irmão 8 anos mais velho que eu, e ele tinha acabado de comprar o videogame. Quando vi aquela abertura com os atores, foi amor à primeira vista!
PSG: Qual o seu principal objetivo com o “Resident Evil Database”?
Moni: Acho que hoje é simplesmente dividir meu amor por Resident Evil com mais fãs. E, claro, hoje o “Database” se tornou o meu trabalho, então quero poder dividir esse amor informando e entretendo a galera.
PSG: Muitos fãs da série Resident Evil te procuram por causa do site?
Moni: Sim, isso me deixa muito feliz! As pessoas veem qualquer novidade de Resident Evil e já se lembram de mim! (risos)
Continua depois da publicidade
PSG: Você já esteve em Florianópolis?
Moni: Não, é minha primeira vez em Floripa, estou ansiosa!
PSG: Qual a sua expectativa para o evento dia 25?
Moni: Amo eventos de retrogames! Nasci em 1985, e jogo videogame desde que me conheço por gente. Passei por tantos consoles! E poder trocar ideia com uma galera que compartilha o mesmo amor que você é tudo de bom.
PSG: O que achou das indicações da série Resident Evil no “Game Awards”? Acha que os jogos têm chances de ganhar em alguma categoria?
Moni: Acho que Resident Evil 4 Remake tem chances de ganhar como melhor jogo de aventura, e Resident Evil Village como melhor jogo de VR. Mas o jogo do ano deve ficar para Baldur’s Gate ou Alan Wake II. Merecidíssimo, aliás. Que ano difícil! Mas só a indicação para o “GOTY” [Game of the Year – jogo do ano] em um ano com tanto lançamento bom já é um grande mérito!
Continua depois da publicidade
PSG: Qual o seu game favorito da série?
Moni: Meu favorito é o Resident Evil 1, de 1996. Foi meu primeiro Resident Evil, tenho carinho demais por ele! A Mansão Spencer é meu lugar favorito na franquia toda!
PSG: O que tem achado de os jogos principais da série agora serem em primeira pessoa?
Moni: Eu prefiro em terceira pessoa, acho que te aproxima do personagem, cria uma conexão maior com ele. Mas jogo em qualquer uma! (risos)
PSG: Acha que o mercado de games teria espaço para um jogo no estilo dos antigos, com câmeras fixadas?
Moni: É bem difícil, já pensei muito sobre isso e por muito tempo achei que não… Mas hoje eu acho que é tudo uma questão de como fazer, talvez dando opções ao jogador, alguns trechos mais fechados, de repente.
Continua depois da publicidade
PSG: Qual jogo da série você recomendaria para alguém que está começando e nunca jogou um game do Resident Evil?
Moni: Eu vou recomendar os mais recentes Resident Evil 2 Remake e Resident Evil 4 Remake. Resident Evil 7 também é uma boa. E, se pegar gosto, vai para o Resident Evil Remake, que é em câmera fixa, mas é um espetáculo!
RetroSC
A 12ª edição do RetroSC, Encontro de Colecionadores Catarinenses de Computadores e Videogames Antigos, ocorre no próximo dia 25 de novembro. Confira abaixo o que você precisa saber para se divertir no evento:
- Data: 25/11 – sábado
- Local: espaço de eventos Ilha do Arvoredo, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis
- Horário: 9h às 19h
- Entrada: um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo
- Estacionamento gratuito
Continua depois da publicidade
Confira mais textos do Pensando Sobre Games!