Difundir a cultura afro-brasileira e propagar um movimento antirracista são objetivos da exaltação da diversidade a ser representada no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). Na semana demarcada pelo Dia da Consciência Negra (data que rememora a morte de Zumbi dos Palmares), com entrada franca (exceto para uma apresentação teatral), Leandro de Carvalho coordenou a Semana de Consciência Negra no local. Evento ocorre entre 24 e 26/11.
O projeto começa às 17h de 24/11 (sexta), com o Sarau Vozes Negras, comandado pelos escritores Cristiane Sobral, Luciano de Sá e Nanda Fer Pimenta. No local, além de debate, haverá autógrafos de livros dos poetas. Na manhã de sábado (25/11), a Feira Katendê destaca produtos artesanais, joias e livros. O espaço Exaltação, aos cuidados de Paula Olivio, será montado às 10h, visando empoderamento das pessoas negras, a partir de cuidados com tranças e maquiagem, além de criações criativas envolvendo turbantes.
Tendo por ponto alto um baile charme (a partir das 18h), o Projeto Conexão Charme.br trará oficinas de dança, poesia, grafite, moda sustentável e fotografia, a partir das 15h. Priscila do Carmo, carioca difusora do charme, estará no local celebrará ritmos como soul e black music.
Domingo, finalmente, a atração diferenciada será a oficina de capoeira para crianças, com o Mestre Foca, a partir das 14h. No horário, o Grupo Obará se desdobrará em cânticos, danças e toques de tambor. Roda de samba também terá espaço. À noite, às 19h (com ingressos a R$ 10, a meia), no Teatro Galpão Hugo Rodas, haverá apresentação da montagem Quarto de Sonhar: Carolina Maria de Jesus, que, entre composições musicais da célebre escritora, trará trechos de Quarto de despejo: diário de uma favelada.
Acompanhe a programação, por meio das redes sociais, em @espacoculturalrenatorusso
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
<!–
–>
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail [email protected]