
Com show de Bruno Henrique, o Flamengo venceu o Botafogo por 2 a 1 pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássio foi disputado neste sábado (2), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Com o resultado o rubro-negro chegou aos 39 pontos, e é o terceiro colocado da competição. O Botafogo segue líder, com 51.
A partida foi marcada por atrasos, briga entre membros de torcidas organizadas e provocação. Dentro de campo, o Flamengo abriu o placar aos 2 minutos do primeiro tempo, com o gol contra do zagueiro Marlon Freitas. Ele tentou impedir que a bola chegasse até o atacante Bruno Henrique, e acabou mandando contra o gol defendido por Lucas Perri.
Aos 16 minutos, João Victor Sá marcou para o Botafogo e deixou tudo igual no placar. No entanto, aos 27 minutos da etapa complementar, Bruno Henrique acertou um belo chute e confirmou a vitória do rubro-negro. Durante a comemoração, ele dedicou o gol ao companheiro Gabigol e repetiu a comemoração do chororô, em provocação ao rival.
Fim das vitórias no “tapetinho” e classificação
A vitória do Flamengo interrompeu a sequência invicta do Botafogo no “tapetinho” – como é conhecido o gramado do estádio Nilton Santos, onde o alvinegro manda os seus jogos. O Botafogo, que segue líder do Campeonato Brasileiro, ainda não havia perdido no campeonato jogando ao lado do seu torcedor.
Com o resultado da partida, o Flamengo chegou aos 39 pontos. A equipe de Sampaoli é a terceira colocada, com 39 pontos. O Botafogo segue no topo da tabela, com 51 pontos. São 11 a mais que o Palmeiras, que é vice-líder e soma 40 pontos, mesmo com um jogo a menos. A difença entre Botafogo e Flamengo, o terceiro colocado, é de 12 pontos.
Briga, atrasos e polêmicas
O confronto entre os rivais cariocas foi marcado por atrasos e por um clima de tensão entre torcedores, dirigentes e atletas. Antes da partida, por volta de 14h20, membros de torcidas organizas de Flamengo e Botafogo brigaram na Penha Circular na Zona Norte do Rio de Janeiro. A polícia prendeu 12 torcedores, sendo que três deles ficaram gravemente feridos e precisaram ser socorridos para o hospital. Também houve conflito entre torcedores do Botafogo.
A partida atrasou após o ônibus com a delegação do Flamengo demorar a desembarcar no estádio Nilton Santos, local da partida. A demora não foi justificada pela equipe rubro-negra. No caminho para o vestiário, o atacante Gabigol não cumprimentou ao vice-presidente de futebol, Marcos Braz. O momento foi registrado pelo canal Premiere.
Os dois se desentenderam em julho deste ano, no intervalo da partida contra o Fortaleza, no Maracanã, e, desde a data, colecionam episódios de conflitos. Oúltimo deles foi registrado na semana passada, quando Gabigol curtiu uma publicação de um torcedor pedindo cobranças ao trabalho de Braz.
Por causa do atraso do ônibus com a delegação do Flamengo, a partida iniciou 18 minutos após o horário em que o confronto estava marcado, às 21h. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) havia determinado que o jogo começasse às 21h10, o que não foi cumprido pelas equipes.
Chororô
O atacante Bruno Henrique provocou a torcida rival após o segundo gol na partida do clássico deste sábado (2). O jogador repetiu a comemoração do “chororô”, provocação que popularizou nos jogos entre Flamengo e Botafogo.
O gesto feito com as mãos no rosto, que remete a uma pessoa chorando, já havia sido usado pelo atacante Souza, do Flamengo, em 2008. O atleta comemorou o gol do título Campeonato Carioca fazendo a imitação provocativa contra o rival. Em 2018, Vinicius Junior, que também atuou pelo Flamengo, imitou o mesmo gesto após balançar as redes no clássico com o alvinegro.
Próximos confrontos
O Flamengo volta a atuar pelo Campeonato Brasileiro no dia 13 de setembro. A equipe carioca recebe o Athletico Paranaense, às 21h30, no estádio Kleber Andrade, no Espírito Santo. No domingo seguinte a partida, dia 17 de setembro, o rubro-negro recebe o São Paulo, no Maracanã, para o primeiro jogo das finais da Copa do Brasil.
O Botafogo entra em campo no dia 16 de setembro. O líder do Brasileirão encara o Atlético Mineiro na Arena MRV, em Belo Horizonte. A partida está marcada para às 21h.