Fundect participa do lançamento do Fórum estadual de Filosofia e Ciências Humanas


Mato Grosso do Sul conta agora com um Fórum Estadual de Filosofia e Ciências Humanas (Fefich). O lançamento foi realizado nesta quinta-feira, 16, no auditório do Bioparque Pantanal, com a participação do diretor-científico, Nalvo Franco de Almeira Jr. representando a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).

A criação do Fórum é resultado de uma campanha realizada desde agosto deste ano para promover a Filosofia e as Ciências Humanas. Será a primeira organização ampla e articulada dos profissionais, dos pesquisadores e da sociedade civil que atuam com Filosofia e Ciências Humanas. O objetivo é aproximar essas pessoas para identificar desafios e oportunidades, colaborando com o desenvolvimento científico e tecnológico da região.

Weiny César Freitas Pinto, Coordenador Campanha Dia Mundial da Filosofia (UNESCO) em MS, destaca que é um marco  entregar à sociedade sul-mato-grossense um Fórum de profissionais da Filosofia e das Ciências Humanas. “O primeiro passo foi dado. Agora vamos organizar o Fórum, construir uma agenda com as entidades científicas, culturais e educacionais do nosso Estado, entre elas  a Fundect que apoiou a ideia desde o começo a abriu diálogo para pensarmos em projetos e parcerias institucionais”.

A abertura oficial do evento contou com apresentação de violão clássico do professor Marcelo Fernandes, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Em seguida, uma mesa institucional, composta por representantes de diversas entidades fez a abertura oficial do evento e a assinatura da ata de criação do Fórum.

Participaram da mesa Marlova Noleto – Diretora UNESCO-Brasil, Leandro Pedron – Diretor do Departamento de Programas Temáticos (DEPTE) do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), Mayra Juruá – Coordenadora Diagnóstico CHSSALLA/CGEE, Ricardo Senna – Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia de MS, Marcelo Turine – Reitor da UFMS, Igor Linjardi – Diretor da Escola Superior da Defensoria Pública de MS, Diogo Provete – Secretária Regional SBPC Mato Grosso do Sul, Weiny César Freitas Pinto – Coordenador Campanha Dia Mundial da Filosofia (UNESCO) em MS.

Em seguida, foi realizado o painel “A Ciência e as Ciências Humanas em MS e no Brasil”, com a mediação de Eduardo Romero, representante da Rede de Pesquisa em Comunicação da América Latina, e participação do diretor do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, Leandro Pedron, da coordenadora de diagnóstico CHSSALLA/CGEE, Mayra Juruá, e do diretor científico da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), Nalvo Almeida Júnior.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *