Nesta terça-feira (5), a Fifa sorteou os cruzamentos do Mundial de Clubes 2023, que será realizado no final deste ano, na Arábia Saudita.
No procedimento, ficou definido que a equipe campeã da CONMEBOL Libertadores, que tem três brasileiros no páreo (Palmeiras, Fluminense e Internacional), além do Boca Juniors, da Argentina, enfrentará quem passar do JOGO 2 das quartas.
Portanto, há três possíveis rivais para o representante sul-americano.
O mais temido deles é o Al Ittihad, que participa da competição como atual campeão nacional do país-sede.
O time aurinegro foi assumido recentemente pelo Fundo Público de Investimentos da Arábia Saudita e passou a ter “dinheiro infinito”, fazendo diversas contratações direto do futebol europeu para reforçar suas fileiras.
O plantel dos “Tigres” conta atualmente com craques como Benzema, Fabinho e Kanté, além dos brasileiros Romarinho e Marcelo Grohe.
Outro possível adversário para o campeão da Libertadores será o Al Ahly, do Egito, que já está nas quartas de final.
A equipe africana é velha conhecida dos brasileiros no Mundial, já que está participando do certame pela 4ª vez seguida. Nos últimos anos, o clube duelou duas vezes com o Palmeiras e uma com o Flamengo, além de já ter cruzado com clubes como Corinthians e Internacional no passado.
O Ahly possui a base da seleção egípcia de futebol, além de contar com outros destaques do futebol da África, como o volante malinês Aliou Dieng, o lateral tunisiano Ali Maâloul e o artilheiro sul-africano Percy Tau.
Por fim, caso a zebra resolva passear pela Arábia Saudita, o campeão sul-americano pode enfrentar o Auckland City, da Nova Zelândia, caso o time da Oceania consiga passar pela 1ª rodada e pelas quartas de forma improvável.
Comandado pelo ex-jogador espanhol Albert Riera, a agremiação não tem muitos jogadores famosos. Seus maiores destaques são os atacantes Ryan De Vries, que representa a seleção da Nova Zelândia apesar de ter nascido na África do Sul, e o argentino Emiliano Tade, artilheiro do elenco na temporada passada.
Cabe lembrar ainda que o atual campeão sul-americano e também o europeu (no caso, o Manchester City) seguem entrando direto na semifinal.
O torneio acontecerá entre 12 e 22 de dezembro deste ano.
Clubes já classificados para o Mundial 2023
-
Urawa Red Diamons (JAP): campeão da AFC Champions 2022
-
Al Ahly (EGI): campeão da CAF Champions League 2022/23
-
León (MEX): campeão da Concacaf Champions League 2022/23
-
Auckland City (NZL): campeão da OFC Champions League 2023
-
Manchester City (ING): campeão da Uefa Champions League 2022/23
-
Al Ittihad (SAU): campeão da Saudi Pro League 2022/23
As chaves do Mundial de Clubes 2023
1ª RODADA
QUARTAS DE FINAL
SEMIFINAIS
FINAIS
Vale lembrar que esse será o último Mundial de Clubes no atual formato.
A partir de 2024, será feito um novo torneio curto, com o campeão da Uefa Champions League enfrentando na final o vencedor de um playoff disputado pelas equipes das outras Confederações.
Em 2025, por sua vez, será realizado o primeiro “Supermundial” da Fifa, que contará com 32 equipes, em sede ainda não definida.
Até o momento, Palmeiras e Flamengo já estão classificados para a competição como campeões das Libertadores de 2021 e 2022.