
Capital Mineira do Folclore, Jequitibá, na região Central de Minas Gerais, é conhecida por suas tradicionais manifestações populares, entre as quais se destacam o congado, a Folia de Reis e a viola caipira. A cidade, localizada a 110 km de Belo Horizonte, celebra a riqueza da cultura regional no Festival de Folclore de Jequitibá (confira programção no fim da matéria), que chega à sua 33ª edição e promove, de quinta-feira (7) a domingo (10), uma série de atividades gratuitas.
A programação conta com oficinas, apresentação de grupos folclóricos, palestras, rodas de conversas, concurso culinário e shows. Em 2023, o evento traz a “Afromineiridade” como tema, que resgata os saberes, as tradições, a musicalidade regional, com destaque para o som das violas e dos batuques, além da magia das apresentações dos grupos folclóricos de Minas Gerais, cujas raízes nos levam à cultura afro-brasileira. A estimativa de público é de cerca de 30 mil pessoas.
O Festival de Folclore de Jequitibá é realização conjunta da prefeitura Jequitibá e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da cidade, com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e do Fundo Estadual de Cultura do Governo de Minas Gerais.
Música, folclore e gastronomia
A música regional é um dos destaques do evento, que contará com a presença do violeiro Chico Lobo e banda, da Orquestra Mineira de Viola Caipira, de Sete Lagoas, do grupo Chama Chuva, do cantor Eros Biondini, da Banda Classe A, da dupla Zé Henrique e Adriano, do Projeto Maraká, de Jequitibá, e de Vilmar da Lapinha.
As manifestações culturais que enaltecem a história de Minas Gerais, como Folia de Reis e Guardas de Congo, também são destaque do festival. Na manhã de domingo (10), último dia de festival, acontece o tradicional “Cortejo dos grupos folclóricos”, que contará com mais de 25 grupos culturais e missa em homenagem aos folcloristas.
A gastronomia é também um dos destaques do Festival de Folclore de Jequitibá. Para os apreciadores da comida mineira, considerada património cultural imaterial do Estado, a agenda traz o Festival da Culinária Típica de Jequitibá, realizado na área de eventos situada na Orla da Lagoa Pedro Saturnino.
Os proprietários das barracas de comidas vão participar de concurso que elegerá os melhores pratos especiais feitos com ingredientes da culinária regional, como mandioca, milho, ora-pro-nóbis, quiabo figueira, feijão andu e castanha de baru. A premiação acontecerá no último dia do evento.
Pedal bike e oficinas
Para os amantes de esportes de aventuras, haverá um passeio de bike por comunidades de Jequitibá. Outra boa oportunidade para o público será a participação em oficinas gratuitas, como a de artesanato, que ensinará a fazer oratórios.
Já as oficinas de Educação Patrimonial e Formação Profissional contarão com visitas guiadas a alunos das escolas municipais em locais representativos da cidade, contação de histórias, jogos e oficinas para gestores sobre fundos municipais para patrimônio cultural. Haverá também aula-show de culinária que será realizada no Espaço Gourmet do Supermercado Santa Helena.
Sobre o festival
A história do Festival de Folclore de Jequitibá começa em 1986, quando Geraldo Inocêncio de Souza, morador da cidade, teve a ideia de convidar participantes de grupos de manifestações folclóricas de Jequitibá para um encontro em sua residência. A reunião foi tão importante que, no ano seguinte, se transformou em festival e, rapidamente, ganhou fama e se consolidou no município a partir de 1988. Logo, a cidade de Jequitibá conquistou o título de Capital Mineira do Folclore por abrigar inúmeras manifestações culturais.
Confira a programação do evento abaixo ou no Instagram @folclorejequitiba:
Quinta-feira (7)
17h30: Abertura Oficial
18h: Apresentação das Escolas
19h: Apresentação de grupos culturais
21h: Show de Eros Biondini
23h: Show da Orquestra de Viola Caipira
Sexta-feira (8)
Vivendo o Patrimônio: Encontro com as escolas
8h30 às 09h30 – Visita guiada
9h30 às 11h30 – Ateliê Aberto – Eco das Artes
13h às 14h – Visita guiada
14h às 16h – Ateliê Aberto – Eco das Artes
18h: Apresentações dos Grupos Culturais
21h: Show de Chico Lobo
22h30: Show da Banda Sertanejo Classe A
Sábado (9)
18h: Apresentação dos Grupos Culturais
21h: Show do Chama Chuva
23h: Show de Zé Henrique & Adriano e Projeto Maraká
Domingo (10)
7h: Pedal do Folclore
7h: Concentração dos Grupos Culturais na praça da Capela – Nossa Senhora do Rosário
09h: Cortejo da Cultura Popular
10h: Espetáculo Ciranda Sertaneja – Grupo Carroça Teatral
10h30: Celebração da Santa Missa
12h30: Apresentação dos Grupos Culturais
17h: Premiação do Vencedor do 5º Festival da Culinária Típica de Jequitibá
17h30: Show de Vilmar da Lapinha e Trio Lapinhô
19h30: Encerramento do 33º Festival de Folclore de Jequitibá
Programação paralela
Todos os dias: Espaço de produtos e espaço afro; espaço de Meio Ambiente e distribuição de mudas, feira de artesanato, praça de alimentação e premiação do 5º “Festival de Culinária Típica de Jequitibá”
Sábado (9)
Palestras sobre patrimônio, roda de conversa de turismo, intervenção cultural “70 Anos de Rosa no Caminho da Boiada” e oficinas de artesanato e culinária.