A rodada final da Copa América de Futebol 7 Society movimentou o domingo, (10) no Estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho. Com apoio do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, o evento trouxe ao público a partida entre a seleção do Brasil e da Argentina, resultando na vitória dos brasileiros por um placar de 2 a 1.
Com o gol de pênalti do brasileiro Fernando Carvalho, con hecido como Fernandinho, e outro lance de Yago de Souza, o Yaguinho, a seleção garantiu o primeiro lugar no torneio. Contudo, o placar definitivo foi realizado quando o time argentino marcou o lance final. O clássico confronto durou mais de cinquenta minutos, e atraiu a atenção do público, principalmente dos fãs da modalidade esportiva na capital.
Parabenizando a vitória, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância dos jogos que aconteceram pela primeira vez no Estado. “Estamos em um momento significativo para Rondônia, no qual temos a oportunidade de sediar esta competição internacional. Uma iniciativa que nos enche de orgulho e satisfação, pelo compromisso que temos no desenvolvimento de políticas públicas de valorizam e fomentam a área do Esporte no Estado”, ressaltou
Desde a quinta-feira (7), Rondônia passou a sediar a Copa América de Futebol 7 Society, o que tornou um marco na história local e confirmou seu potencial esportivo para ações nacionais e internacionais. O evento é promovido pela Federação Internacional de Futebol Society – Fifos, em conjunto com a Federação Rondoniense de Futebol Society. Ao todo, participaram as seleções adultas masculinas: Uruguai, Paraguai, Argentina e Brasil.
Para o técnico da Seleção Brasileira de soccer society, João Paulo Rocha, a conquista do título reflete o desempenho de diversas equipes envolvidas no setor esportivo. “Foi de grande magnitude Rondônia receber este evento, pois tivemos a oportunidade de valorizar a categoria futebol society, mostrando que possuímos atletas talentosos, capazes de realizar um trabalho com competência e maestria”, complementa.
FOMENTO AO ESPORTE
Segundo o Presidente da Fifos, Marcello Cordeiro Sangiovanni, a Federação leva a referência na qualidade desportiva da região. “A Copa América Soccer Society proporcionou uma satisfação, pois no Estado a prática do futebol society tem sido muito incentivada através da organização de clubes locais. Assim, esperamos trabalhar em parceria com mais frequência em competições futuras”, afirmou.
Com apoio do Governo de Rondônia, o evento aconteceu no Estádio Aluízio Ferreira, que teve sua estrutura readequada para receber os jogos, incluindo arquibancadas e camarotes. A ação também contou com a parceria da Assembleia Legislativa do Estado – ALE/RO.
O secretário da Sejucel, Júnior Lopes, falou da felicidade do campeonato ter sido bem recebido pelos amantes do soccer society e pelo público em geral. “A aceitação por parte da população nos incentiva a continuar a desenvolver políticas públicas de promoção da categoria. Inclusive, destaco que já temos novas propostas de eventos nacionais e internacionais que deverão acontecer em Rondônia”, destacou.
PREMIAÇÕES
Ao final do jogo deste domingo, tanto o Brasil como a Argentina receberam troféus e medalhas que sagraram o momento. O time do Uruguai também esteve no ato, recebendo o título de terceiro colocado na competição. Todas as premiações ficaram da seguinte forma:
– Melhor Treinador: João Paulo Rocha (Seleção Brasileira);
– Melhor Goleiro: Jhonatan Urtado (Seleção Brasileira)
– Melhor Artilheiro: Fernandinho (Seleção Brasileira); Tiaguinho (Seleção Brasileira) e Mariano Sebastian (Seleção Argentina);
– Melhor Jogador: Fernadinho (Seleção Brasileira).
– Colocados: 1° lugar – Brasil; 2° lugar – Argentina; e 3° lugar – Uruguai.
Troféus foram entregues no final do campeonato