Henry Ventura, secretário de Cultura de Porto Alegre, fala sobre desafios e principais objetivos na pasta


O secretário concedeu entrevista ao programa Raio-X desta segunda-feira

  • Por:
    Gonzalez

13 set
2023
– 11h35

Compartilhar

Na última segunda-feira (11), os amantes da cultura e a população gaúcha puderam assistir e ouvir no programa “Raio X” do Porto Alegre 24 Horas, onde o o Secretário de Cultura da cidade, Henry Ventura compartilhou suas visões e planos para o futuro da cultura na capital gaúcha. Henry Ventura, natural de Porto Alegre, possui um extenso histórico de envolvimento com as artes. Antes de assumir o cargo de Secretário de Cultura, ele trabalhou como músico, escritor e professor de artes, construindo uma sólida reputação como defensor apaixonado da riqueza cultural da cidade. Sua nomeação para o cargo, em 2021, foi recebida com entusiasmo pela comunidade artística local, que viu nele um aliado genuíno e comprometido com a promoção e preservação da cultura porto-alegrense.

Foto: Porto Alegre 24 Horas / Porto Alegre 24 horas

Na entrevista com o CEO do Porto Alegre 24 Horas, Diego Garcia, Ventura destacou a importância da cultura como um elemento vital da identidade da cidade e de sua comunidade. Ele enfatizou que a cultura não é apenas uma forma de expressão artística, mas também uma força motriz para o desenvolvimento econômico e social.

“A cultura é o coração pulsante de Porto Alegre”, disse Ventura. “Ela nos conecta ao nosso passado, molda nosso presente e nos orienta para o futuro.”

Além disso, o Secretário de Cultura compartilhou informações empolgantes sobre os próximos editais de fomento à cultura que a sua pasta planeja lançar. “Estamos comprometidos em apoiar artistas locais e projetos culturais que enriqueçam nossa cidade”, afirmou Ventura.

Por fim, o secretário destacou que Porto Alegre receberá do governo federal R$ 11,3 milhões em recursos para a aplicação da Lei Paulo Gustavo, que tem o objetivo de auxiliar trabalhadores da cultura impactados pela pandemia de Covid-19. Do total deste aporte, 70% serão aplicados no setor audiovisual e 30% nas demais áreas culturais da cidade.

À medida que o Secretário de Cultura continua a moldar o cenário cultural de Porto Alegre, os cidadãos aguardam ansiosamente por uma era de enriquecimento cultural e oportunidades criativas na cidade. Por fim, o secretário convidou a todos para que participem dos eventos culturais, sejam eles municipais, estaduais, do setor privado, pois toda manifestação artística importa.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *