Abertura marcou a valorização da cultura local e valorização da natureza chilena
21 out
2023
– 00h01
Nesta sexta-feira (20), foram aberto oficialmente os Jogos Pan-americanos em Santiago, no Chile. Apesar de já termos modalidades que deram seu início antes, hoje foi o marco inicial em um grande evento no Estádio Nacional. A apresentação foi uma verdadeira exaltação à cultura chilena e aos aspectos da natureza local.
O COMEÇO
Nas apresentações, detalhes como danças tradicionais, a fauna do país, em especial, através das aves, e a arte do Chile presente. O tema foi ‘A Origem: A dança da terra’. O ato contou com 48 coreógrafos. Em outro evento, a dança da diversidade simbolizou os diversos grupos folclóricos locais, representados por 15 bailarinos contemporâneos.
Um dos momentos emocionantes ficou por conta de belos versos. A atriz chilena Amparo Noguera, que já interpretou em cinema, teatro e televisão, recitou um poema Pablo Neruda, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. Além disso, a artista discursou com um tom de união, valorização do seu povo e boas-vindas.
– Somos um só (…) Sempre nos dizem que somos o fim do mundo, (…) Chile é onde começa o mundo. Bem vindos a nossa casa!
DESTAQUES NA ENTRADA DAS DELEGAÇÕES
Na cerimônia, 41 delegações representaram suas nações, dos diversos cantos das Américas, além de uma equipe de atletas independentes. O Brasil levou a maior delegação da sua história, com cem pessoas ao todo, entre atletas, técnicos e oficiais. Os brasileiros foram liderados por Luisa Stefani, jogadora de tênis, e Fernando Scheffer, atleta de natação.
Um destaque peculiar foi a participação dos atletas da Guatemala, que competiram sob a bandeira pan-americana. O comitê está suspenso por conta de intervenções diretas do governo. No entanto, também houve desafios notáveis, com o México enfrentando a competição sem médicos na delegação.
Surpreendente foi o fato de que 60% dos atletas cubanos estavam disputando os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez. A Nicarágua participou com uma delegação notavelmente desfalcada, apontando para desafios internos que impactaram sua representação. Por fim, a delegação do Chile, em sua casa, teve uma recepção bastante calorosa por seus conterrâneos.
Após o desfile, o presidente Gabriel Boric declarou a abertura dos jogos. Em meios aos desafios políticos no país, a autoridade máxima foi bastante ovacionada nas arquibancadas. Nas solenidades, juramentos e a entrada dos símbolos como a bandeira do Pan-Americano e a execução do hino.
A PIRA ACESA POR UMA VETERANA
Na cerimônia da tocha, medalhistas do Chile e atletas como a nadadora Kristel Köbrich, e o ex-jogador de futebol Iván Zamorano, levaram o fogo adiante. Para acender a pira Lucy López, de 93 anos, foi a grande responsável pelo ato, acompanhada dos tenistas Fernando González e Nicolás Massú. Ela foi primeira mulher a conquistar uma medalha pelo Chile, e se inscreveu para ser voluntária dos Jogos Pan-Americanos 2023.