A Adobe anunciou, nesta semana, que tem uma ferramenta de inteligência artificial generativa capaz de criar ou alterar conteúdo em um vídeo. Com nome de Project Fast Fill, o recurso faz mais ou menos o mesmo que outros semelhantes para imagens como DALL-E e até mesmo o que a empresa já utiliza no Photoshop com o Firefly.
publicidade
O que você precisa saber:
- A Adobe mostrou ao mundo como sua tecnologia de IA generativa que está no Photoshop pode ser utilizada na edição de vídeos
- A tecnologia tira proveito da Firefly do Photoshop e é chamada de Project Fast Fill, ainda em testes iniciais
- Nela o usuário pode trocar a cor de um objeto, adicionar uma gravata em uma pessoa ou mesmo remover quem apareceu na gravação, mas não deveria
- Por mais animadora que a tecnologia parece ser e realmente é, ainda não temos previsão de quando ela será lançada para assinantes do Creative Cloud no Premiere Pro e After Effects
Convenhamos: você sabia que era questão de tempo até alguém criar uma ferramenta de inteligência artificial generativa para a edição de vídeos, com o mesmo tipo de aplicação encontrada em imagens. A Adobe foi lá e fez, mas ainda está claro que estamos lidando com um projeto, um teste.
O produto é chamado de Project Fast Fill e ele pode ser testado tanto no Premiere Pro, como no After Effects, ambos softwares de edição de vídeo da Adobe e neste momento o beta é fechado dentro da própria empresa. A ideia é dar uma caixa de texto e deixar o editor pedir coisas, como adicionar uma gravata em uma pessoa, trocar as cores de um objeto ou mesmo remover alguém que deu as caras em uma filmagem, mas não deveria estar lá.
Não sabemos quando essa IA da Adobe será lançada
Por mais animadora que a tecnologia possa parecer, e realmente é empolgante, ainda não existe prazo para que a novidade apareça para quem assina o Creative Cloud e utiliza o Premiere Pro ou After Effects. Na própria demonstração do GIF, é possível ver que existe alteração profunda do cenário, mudando até o mato que existe em um dos testes.
Isso significa que ainda existe um trabalho longo pela frente, mas só de mostrar o produto funcionando abertamente para qualquer pessoa, já é um indicativo de que estamos próximos do lançamento e de correções ainda necessárias para o recurso de IA da Adobe em vídeos.