A partir de agora, ficou muito mais fácil realizar a exclusão de dados oriundos de contas vinculadas a aplicativos e jogos que oferecem a criação de perfis no sistema Android. Todo o procedimento de remoção pode ser simplificado graças a uma atualização feita na Google Play Store e implementada no dia 12/02 (segunda-feira) pela referida empresa.
Antes, os usuários eram obrigados a buscar a alternativa de eliminar suas informações nas configurações do app ou diretamente na página do desenvolvedor quando não queriam mais usar o software. Com isso, muitas pessoas se perdiam no processo e acabavam deixando a questão para lá.
Porém, graças à atualização, todo o procedimento foi resumido a tocar em um link que redirecionará o indivíduo até o site do responsável pela ferramenta. Para encontrá-lo, basta acessar a área “Segurança dos dados“, no ecossistema do programa situado na loja oficial do Android, rolando a tela para ver essa opção.
Seguidamente, tocando em “Você pode solicitar a exclusão dos dados“, a pessoa é levada ao ambiente do desenvolvedor, que é por onde o pedido deve ser concluído. Feito isso, suas informações são deletadas do banco de dados do jogo ou plataforma.
Usuários ainda aguardam exclusão direta nos aplicativos
A nova alternativa de deletar os dados de apps e jogos na Play Store facilitará a vida de muitas pessoas; contudo, o público ainda deseja um meio de pedir remoções dessa natureza diretamente nos aplicativos. Assim, não seria necessário que os usuários recorressem a recursos externos para efetuar esse tipo de solicitação.
Ano passado (2023), o Google comunicou aos desenvolvedores responsáveis por oferecer a criação de contas em seus programas sobre a urgência em disponibilizar soluções que possibilitem a exclusão de dados de forma mais rápida e descomplicada, tanto pela própria web quanto por outros meios. No entanto, ainda não houve avanços neste quesito.
Logo, quem estiver interessado em aumentar seus níveis de privacidade pode recorrer ao link já disponível na loja online para pedir que os responsáveis façam a exclusão de suas informações quando o software em questão não estiver mais sendo utilizado no celular.