O sorteio das quartas de final da Copa da Holanda Feminina, realizado nesta segunda-feira, apontou um duelo inusitado: Ajax x Ajax. O time profissional do clube, atual campeão holandês feminino, terá pela frente sua equipe sub-19, que entrou na competição por ter conquistado o título holandês sub-23 na última temporada.
– De alguma forma, penso que é uma pena que joguemos contra o nosso ‘próprio clube’. Por outro lado, é uma grande experiência para as jovens enfrentarem jogadoras que estão nas quartas da Champions League Feminina. É uma sensação um pouco dividida – comentou a treinadora do Jong Ajax (Jovem Ajax, em holandês), Anouk Bruil.
A treinadora de 29 anos é um reflexo da aposta do Ajax na juventude. Não apenas no time sub-19. Na equipe principal, apenas a zagueira e capitã Sherida Spitse, de 33 anos, é mais velha que Anouk. No Jong Ajax, algumas jogadoras têm apenas 16 anos.
O Jong Ajax é o único intruso nas quartas de finald a Copa da Holanda. Os outros três confrontos serão entre times da elite do país: Feyenoord x Twente, Fortuna Sittard x Ultrecht e Excelsior x Heerenveen.
O time sub-19 do Ajax entrou na Copa da Holanda na terceira fase, eliminando o CVV Berkel, da segunda divisão. Depois, deixou para trás mais dois rivais da Série B (Asser Christelijke e Wartburgia). Nas oitavas, veio o primeiro rival da elite, o Telstar, penúltimo colocado no atual Campeonato Holandês. O Jong Ajax não se intimidou e conseguiu seu melhor resultado na Copa da Holanda: 3 a 0.
– As meninas tiveram um excelente desempenho coletivo durante os 90 minutos. Desde o primeiro minuto mostramos uma grande intensidade e isso resultou nesta maravilhosa vitória sobre um clube da primeira divisão – celebrou Anouk Bruil.
Mas o resultado do time sub-19 do Ajax nem se aproxima da goleada de 9 a 0 que o time principal aplicou no FC Eindhoven, da segunda divisão. Como todos os clubes da primeira divisão, o Ajax também entrou na Copa diretamente nas oitavas.
E, agora, graças ao sorteio, o clube de Amsterdã já garantiu seu nome na semifinal. Resta saber com qual equipe.
LEIA TAMBÉM:
Seleção feminina realiza primeiro treino nos EUA para a disputa da Copa Ouro da Concacaf