O América do México, comandado pelo brasileiro André Jardine, conquistou o bicampeonato da liga mexicana ao superar o Cruz Azul por 1 a 0, na madrugada desta segunda-feira. O triunfo com gol de Henry Martín assegurou o título do torneio Clausura do Campeonato Mexicano, meses depois da equipe também ter faturado o Clausura.

André Jardine celebra bicampeonato com o América do México — Foto: Getty Images
André Jardine celebra bicampeonato com o América do México — Foto: Getty Images
O bicampeonato não acontecia há 35 anos para o clube da Cidade do México – na época, o time também era comandado por um brasileiro, o técnico Jorge Vieira. Como conquistou Apertura e Clausura da mesma temporada, o América também levou automaticamente o título do torneio Campeão dos Campeões, que tradicionalmente opõe o vencedor das duas competições, abrindo a temporada seguinte. O duelo contra o Tigres, que mais somou pontos no torneio, terá caráter amistoso.

América do México conquistou Apertura e Clausura na mesma temporada — Foto: Getty Images
América do México conquistou Apertura e Clausura na mesma temporada — Foto: Getty Images
O feito de Jardine, ex-treinador do São Paulo e da seleção olímpica, marca época, uma vez que é a primeira vez que uma equipe consegue conquistar o título do Apertura e do Clausura na mesma temporada também sendo líder na fase regular da liga nos dois torneios. No Apertura 2023, o time fechou a liga com 40 pontos e saiu com o título no mata-mata, e no Clausura liderou com 35 pontos, também faturando o troféu depois, nos playoffs.
A decisão encerrou a temporada 2023/24 no México, a primeira de André Jardine no América. O técnico chegou ao clube após boa campanha no Atlético de San Luis, onde ficou por dois anos. Antes, o brasileiro comandou a seleção olímpica na conquista da medalha de ouro nos Jogos de Tóquio, em 2021, e também treinou o São Paulo.