Ana Thereza: Esportes náuticos, ferramenta da cultura oceânica


Em 2017 foi realizada na sede da ONU uma conferência para o apoio e implementação do Objetivo Desenvolvimento Sustentável 14: “Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos”. Na ocasião, aprovou-se uma declaração, sob a forma de um “chamado à ação intergovernamental”, na qual os Estados membros concordavam em apoiar planos para estimular uma educação relacionada à cultura oceânica, propiciando um aprendizado voltado para a conservação, restauração e uso sustentável de mares e oceanos.

Assim, o período entre 2021-2030 foi declarado como “Década do Oceano”, cujo objetivo é um amplo desenvolvimento da cultura oceânica, por meio de ações nas áreas da educação, ciência e cidadania. A iniciativa visa conscientizar a população em todo o mundo sobre a importância dos oceanos e mobilizar atores públicos, privados e a sociedade civil organizada em ações que favoreçam a sustentabilidade dos mares e, por consequência, a manutenção da vida em nosso planeta.

Nesse contexto, o esporte náutico constitui importante ferramenta de educação e desenvolvimento da cultura oceânica, uma vez que as atividades esportivas náuticas permitem que o aluno vivencie o contato direto com o oceano para poder ser estimulado a transformar e construir conhecimento através da experiência.

Por conta disto, considerando o potencial que os esportes náuticos possuem para o desenvolvimento da cultura oceânica no Ceará, a Escola Athená Esportes Náuticos, estará realizando o 1º Simpósio de Esportes Náuticos e Cultura Oceânica, entre os dias 29 de novembro a 1º de dezembro de 2023, em Fortaleza.

O Simpósio irá proporcionar amplo debate de ideias que permeiam o conhecer do atual cenário global de cultura oceânica no Brasil e no Ceará, e contará com a participação de conferencistas, palestrantes de renome regional e nacional, atletas, estudantes, especialistas em convergentes áreas do saber, e parcerias com instituições de ensino e pesquisas cearenses.

 




Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *