
De acordo com insiders, o próximo lançamento da Apple, o iPhone 17 – e o seu irmão, o iPhone Pro Max – terão uma câmara de vapor, sistema de arrefecimento que já vem sendo usado por celulares Android há algum tempo. Segundo o Instant Digital, a tecnologia será adotada para ajudar a diminuir a temperatura do chipset A19 Pro.
“Confirma-se que os iPhones 17 Pro e 17 Pro Max usarão uma câmara de vapor para dissipação de calor”, afirmou o insider da publicação. “O Pro não conta com knife skills e, com o gerenciamento térmico mais forte do ‘A19 Pro’, a alta carga e o alto desempenho basicamente não terão redução na frequência.”
Os rumores de que o próximo iPhone vai adotar a câmara de vapor não são novidade. Eles começaram em agosto do ano passado, com uma publicação do analista Ming-Chi Kuo no X (Twitter). “O iPhone 17 Pro Max terá um sistema de resfriamento atualizado, combinando tecnologia de câmara de vapor e folhas de grafite. Outros modelos de iPhone de 2025 continuarão a usar apenas folhas de grafite para gerenciamento térmico”, escreveu o analista.
Como funcionam as câmaras de vapor?
Já comuns nos smartphones Android, “as câmaras de vapor dissipam o calor dos componentes internos por meio da evaporação e condensação de líquidos”, explica o TecMundo. O sistema cobre partes sensíveis, como o processador e a bateria.
Quando o aquecimento do aparelho chega a um certo nível, o líquido da câmara evapora e se desloca. Em outra região, ele se condensa novamente e daí por diante. Com esse ciclo, o calor é dissipado de forma eficiente, sem a necessidade de ventoinhas e outros sistemas.