A Confederação Asiática de Futebol (AFC) anunciou nesta sexta-feira a mudança no formato do mata-mata da Champions League Asiática. A fase final do torneio vai ser sediada na Arábia Saudita em 2025 e 2026.
A partir da próxima temporada, a Champions Elite da AFC vai substituir a atual Liga dos Campeões da Ásia. Ela vai contar com 24 equipes, que serão divididas em duas ligas de 12 participantes, separados em Leste e Oeste do continente. Para garantir uma vaga nas oitavas de final, as equipes vão jogar dentro e fora de casa – jogos de ida e volta.
Os oito classificados passam para a fase final, na qual os times disputam as quartas, as semifinais e a final em jogos únicos, todos na Arábia Saudita. A fase final da próxima edição, 2024/25, deve ocorrer entre os dias 25 de abril e 4 de maio de 2025. O prêmio para o vencedor será de US$ 12 milhões (em torno de R$ 59 milhões).
Em comunicado, a AFC explicou que escolheu a proposta saudita devido à candidatura apresentada pela Associação Iraquiana de Futebol (IFA). A Arábia Saudita é a única candidata a organizar a Copa do Mundo de 2034, além de receber a Copa da Ásia de 2027 e os Jogos Asiáticos de 2034.
– Depois de avaliar as exigências em matérias de infraestrutura e hospedagem, assim como todos os outros aspectos operacionais essenciais – afirmou.

Com Neymar, Al-Hilal treina antes de jogo no Irã pela Champions da Ásia