Araraquara realiza nesta segunda-feira (23) a 5ª edição da Conferência Municipal de Cultura, a partir das 19h, na Biblioteca Municipal de Araraquara Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729, Centro).
O encontro contará com falas de autoridades e uma palestra da Dra. Alessandra Ribeiro, jongueira, ativista, historiadora e urbanista pela PUC Campinas com estudos voltados para matriz africana: territórios, memória e representação. É gestora cultural da Casa de Cultura Fazenda Roseira, mestre da comunidade Jongo Dito Ribeiro em Campinas, mãe de santo umbandista, coordenadora da pós-graduação em matriz africana (lato sensu) e consultora especializada em estudos sobre gestão cultural de espaços públicos compartilhados e patrimônio cultural imaterial.
Alessandra já participou de diversas palestras, debates e apresentações no Brasil, Peru, Moçambique, África do Sul, e fez parte de comissões de avaliação e formação em comunidades para projetos voltados para cultura negra e salvaguarda do patrimônio imaterial, cartografia social e cultura da paz. Em 2020, foi a primeira mulher negra candidata à Prefeitura de Campinas e lançou no mesmo ano o livro “Jongo e ancestralidade na perspectiva dos detentores”.