Uma cena marcante “parou” o jogo entre Porto e Arouca, pela 4ª rodada do Campeonato Português, no último fim de semana. Após marcar um pênalti, o árbitro Miguel Nogueira foi chamado até o VAR para analisar o lance e foi obrigado a usar um telefone celular para se comunicar com a equipe do vídeo. De acordo com a equipe de arbitragem, o fato se deu por causa de uma falha no sistema de energia do estádio do Dragão. O jogo terminou empatado em 1 a 1 e a situação gerou polêmica.
Segundo a Federação Portuguesa de Futebol, a atitude de Miguel na situação foi a correta. Usando como referência as regras da International Board, a ação do árbitro de buscar uma forma de contato com a falha no sistema de comunicação do VAR foi correta. Apesar disso, o Porto divulgou uma nota e pediu a anulação da partida pelo que viu como “má conduta da arbitragem”.
Na visão do clube, a ação de anulação da penalidade sem que o lance fosse realmente visto pelo árbitro em campo configura uma má conduta. Segundo a Federação do país, a atitude aconteceu por um esgotamento de energia do suporte de vídeo, que fez com que o VAR ficasse sem funcionar corretamente por 14 minutos.
:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/5BW36ZE5A5AMFFDKUT3QHNL4C4.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/cx2UeSXB8fGCvFB3M_ztXO3hCtI=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/5BW36ZE5A5AMFFDKUT3QHNL4C4.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/ie8m2hAm5nBfTg1jic7-KkXOj6Y=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/5BW36ZE5A5AMFFDKUT3QHNL4C4.jpg 1322w)
Depois da explicação da Federação Portuguesa, o Porto fez um novo comunicado em que explica que o Estádio do Dragão não teve nenhuma queda de energia durante a partida, o que não justifica a falta do vídeo para a análise do lance, e mantém o pedido de anulação do jogo do último domingo contra o Arouca.
Após este novo posicionamento, a organização da competição e a Federação do país confirmaram a abertura de um inquérito para apurar o que aconteceu na partida e promete se posicionar sobre o ocorrido ao final da investigação.