Atlético vive expectativa por migração para Sociedade Anônima de Futebol


Em meio a disputas dentro de campo, o Atlético vive uma expectativa no âmbito administrativo. Segundo apurou a Itatiaia, o clube espera migrar para a condição de Sociedade Anônima de Futebol (SAF) até o fim desta semana.

A última atualização de impacto relativa ao tema foi em 10 de outubro, quando o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) publicou a certidão de trânsito em julgado da aprovação da SAF alvinegra, chamada de Galo Holding.

No caso do Atlético, consta a aquisição do clube pela Galo Holding, que por sua vez, será controlada pelo grupo 2R. Ele é formado pelos empresários e investidores Rubens Menin e Rafael Menin, com participações societárias minoritárias de Ricardo Guimarães, atual presidente do Conselho Deliberativo, e do fundo de investimentos “FIP Galo Forte”.

A Galo Holding passará a ser dona de 75% das ações do Atlético, em troca de uma injeção de R$ 600 milhões à vista. O grupo também assume o endividamento da associação e controle sobre o departamento de futebol, a Cidade do Galo (centro de treinamento, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte) e a Arena MRV (estádio do clube em BH).

O Conselho Deliberativo do Atlético aprovou a transformação do clube em SAF em 20 de julho. Para aprovação, eram necessários dois terços do Conselho, o que equivale a 273 votos.

Contratos dos atletas não serão afetados

O Atlético terá que atualizar contratos em vigor com a migração para SAF. Isso, contudo, é previsto em lei pelo Regulamento Nacional de Registro e Transferência não tira condição de jogo de atletas que não tiverem o vínculo atualização publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Atlético SAF

A Galo Holding, por sua vez, terá 78% das ações vinculadas aos atuais investidores do clube, conhecidos como 4 Rs (Rubens Menin, Rafael Menin e Ricardo Guimarães. O restante das ações ficará com dois fundos – 11%, cada um, também com participação do “quarto R”, Renato Salvador).

Galo Holding

  • 67,9%: Rubens e Rafael Menin

  • 10,2%: Ricardo Guimarães

  • 10,9: FIP (Fundo de Investimentos)

  • 10,9%: FIGA (Fundo de Investimentos)

Em campo

O Atlético entrará em campo na quarta-feira (1), às 21h30, contra o Fortaleza, na Arena MRV, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A equipe alvinegra é a sexta colocada do Brasileirão, com 49 pontos. Já o Leão do Pici é o nono, com 42.


Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no
seu celular.
 Clique aqui e se inscreva.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *