O Bayern de Munique deu por encerrada a polêmica envolvendo o meia Mazraoui, que publicou no começo da semana uma postagem a favor da Palestina e causou incômodo na comunidade judaica na Alemanha. O clube emitiu uma nota oficial depois de uma reunião com o marroquino e indicou que o jogador “lamentou que suas postagens tenham causado irritação”.
– Noussair Mazraoui nos assegurou de forma aceitável que, como pessoa amante da paz, rejeita resolutamente o terror e a guerra. Ele lamenta que suas postagens tenham causado irritação – afirmou o CEO do clube, Jan-Christian Dreesen, em comunicado, dizendo que o Bayern “condena o ataque do Hamas a Israel.”
A nota também traz uma declaração atribuída ao próprio Mazraoui: “Condeno todo tipo de ataque do terrorismo e de todas as organizações terroristas”.
No domingo, o jogador publicou um vídeo em suas redes sociais a favor da Palestina. No fundo alguém dizia: “Deus, ajude nossos irmãos oprimidos na Palestina a alcançar a vitória. Que Deus dê misericórdia aos mortos, que Deus cure os seus feridos”. Porém, a postagem causou polêmica junto à comunidade judaica na Alemanha, fazendo o Bayern vir a público.
– Todos os funcionários, todos os jogadores, todos sabem quais são os valores que o Bayern representa. Já nos expressamos de forma pública e inequívoca, num post imediatamente após o ataque terrorista em Israel. Nós nos preocupamos com os nossos amigos em Israel e vamos apoiá-los. Ao mesmo tempo, esperamos uma coexistência pacífica para todas as pessoas no Oriente Médio – declarou o clube em um comunicado divulgado pela Deutsche Presse-Agentur (DPA), agência de notícias alemã.
Atletas falam sobre tensão do conflito entre Israel e Hamas
Na ocasião, Mazraoui, que estava com a seleção do Marrocos quando fez a postagem, também se manifestou à agência DPA, por meio de seu advogado:
– A questão é que luto pela paz e pela justiça neste mundo. Isso significa que serei sempre contra todos os tipos de terrorismo, ódio e violência. E mais: não entendo por que é que pensam ao contrário. Pessoas inocentes são mortas todos os dias por causa deste terrível conflito que saiu do controle. Isto é simplesmente desumano. Por fim, queria deixar claro que nunca foi minha intenção, consciente ou inconscientemente, ofender ou magoar alguém.
No comunicado desta sexta, o Bayern reiterou apoio a Israel e à comunidade judaica na Alemanha.
– O Bayern e Noussair Mazraoui opõem-se resolutamente à transferência do conflito no Médio Oriente e da sua violência para a Alemanha, que está empenhada na paz. O ódio e a violência de qualquer tipo não têm lugar na cultura política da Alemanha. O Bayern está ao lado da comunidade judaica na Alemanha e ao lado de Israel; nada justifica o assassinato de crianças e famílias – disse o clube.
A violência na região da Faixa de Gaza teve uma escalada há mais de uma semana, após um ataque do Hamas a Israel, que contra-atacou e declarou guerra contra o grupo. De acordo com as autoridades locais, já são mais de 5 mil mortos no conflito, que vem gerando discussões diplomáticas sobre a retirada de inocentes e a viabilidade de ajuda humanitária para a região.