O Brasil começou muito bem a sua trajetória rumo ao pentacampeonato do torneio de futebol de cegos dos Jogos Parapan-Americanos. A seleção verde-amarela venceu o México por 1 a 0 em Santiago-2023, no Centro de Deportes Paralímpicos, na capital chilena, neste sábado (18). Nonato marcou o gol brasileiro. O próximo compromisso da equipe será neste domingo, às 16h, contra o Chile.
+ Tabela do futebol de cegos no Parapan de Santiago-2023
Atual tetracampeão pan-americano, o Brasil fez uma partida dominante contra a seleção mexicana, apesar de ter vencido apenas por um gol. A equipe comandada por Fábio Vasconcelos criou muitas oportunidades de gol, finalizando 13 vezes contra nenhuma dos adversários, mas não teve a pontaria afiada. O único a balançar as redes foi Nonato, aos nove minutos do primeiro tempo.
Com a vitória, o Brasil larga em vantagem em Santiago-2023. O torneio de futebol de cegos conta com a participação de seis equipes: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. Elas jogam entre si em grupo único e as duas primeiras colocadas vão à final, enquanto a terceira e quarta disputam o bronze. A competição dará uma vaga para a Paralimpíada de Paris-2024, mas Brasil e Argentina não estão nessa disputa por já estarem classificados – foram ao pódio do último Mundial, em agosto.
O próximo compromisso do Brasil na competição será contra os donos da casa, o Chile, neste domingo (19), às 16h (horário de Brasília). Na segunda-feira, enfrentará a Colômbia, no mesmo horário. Já na terça, será a vez de encarar a Argentina, às 18h. Por fim, fechando a primeira fase, a seleção vai encarar o Peru na quarta-feira, também às 18h. A final está marcada para o próximo sábado (25), às 20h.
Brasil é hegemônico
Quando o assunto é o futebol de cegos, o Brasil é hegemônico nas Américas. O país foi campeão de todas as quatro edições de Jogos Parapan-Americanos em que a modalidade esteve inserida: Rio-2007, Guadalajara-2011, Toronto-2015 e Lima-2019. Considerando o âmbito mundial, o Brasil também é dominante, tendo vencido todos os cinco ouros de Jogos Paralímpicos já disputados (de Atenas-2004 até Tóquio-2020).