Publicado em: 10 de outubro de 2023
Sistema receberá ao todo 337 veículos do tipo, que atenderão passageiros dos corredores Transoeste e Transbrasil
ARTHUR FERRARI
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apresentou nesta terça-feira, 10 de outubro de 2023, em conjunto com a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, e a diretora-presidente da Mobi-Rio, Cláudia Secin, os primeiros 21 dos 337 ônibus articulados que vão operar nos corredores Transoeste e Transbrasil do BRT.
Os veículos, que possuem tecnologia Euro 6, capaz de reduzir em até 80% menos a emissão de gases poluentes na atmosfera, possuem carroceria Marcopolo, tendo capacidade para transportar até 183 passageiros.
Como mostrou o Diário do Transporte, o PROCONVE P8, que é a fase 8 do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores, do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), usa como base as normas internacionais Euro 6.
Relembre:
Além de serem ecologicamente mais benéficos para o planeta, os coletivos ainda contam com itens que aumentam o conforto e a segurança dos passageiros, como câmeras, portas reforçadas, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema de bloqueio de porta (anjo da guarda), que impede o movimento do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, cabine segregada para o motorista, painel de temperatura, área reservada para pessoas com deficiência e tomadas USB para carregamento de dispositivos móveis em todas as poltronas.
“Quero dar um recado para a população da Zona Oeste, que está há muito tempo sofrendo com os ônibus velhos do BRT da Transoeste. Estamos terminando as obras da pista ali e colocando concreto. Então, muito em breve vocês estarão andando em ônibus confortáveis, mais modernos e menos poluentes. Estamos felizes por poder entregar à população da Zona Oeste, e em breve aos usuários da Transbrasil, um transporte de qualidade, para que a experiência que as pessoas já estão vivendo na Transolímpica e na Transcarioca possa servir a todo o Sistema BRT implantado na cidade”, disse o prefeito na entrega dos novos ônibus.
Vale ressaltar que a tecnologia Euro 6 também é responsável por reduzir em 50% as emissões de Material Particulado se comparada com a Euro 5, que equipa os atuais veículos do sistema BRT. A medida beneficia também a saúde de todos os cidadãos, já que doenças como hipertensão e problemas respiratórios estão diretamente ligadas à poluição do ar.
A previsão é que os outros 316 veículos comprados sejam entregues gradualmente até o fim de maio de 2024.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte
Compartilhe a reportagem nas redes sociais: