Equipe alvinegra começou com pé direito, goleando o Juventude na Copa Norte/Noroeste
O Americano estreou em grande estilo na Copa Norte/Noroeste de Futebol Feminino. A vitória maiúscula com goleada por 4 a 0 sobre o Juventude, no último domingo (29), marcou o pontapé inicial do Glorioso no torneio regional amador.
Atualmente, o Alvinegro é único clube profissional de Campos que tem uma equipe feminina de futebol. Hoje, a região Norte Fluminense é representada pelo Serra Macaense na Taça Guanabara Feminina, organizada pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). O Cano abriu uma seletiva para formação do time feminino no início do mês de outubro. As
avaliações aconteceram em duas etapas e contaram com mais de 60 candidatas. Após a seleção, 25 meninas foram selecionadas, com idade entre 14 e 24 anos, e agora formam o time de futebol feminino do Glorioso.
Responsável pela montagem e o comando da equipe, o técnico Guilherme Júnior avalia como positivo o início de trabalho e desenvolvimento do projeto. “Mesmo com pouco tempo de trabalho, fizemos uma estreia excelente. Usamos bem o tempo que tivemos, conseguimos passar o nosso plano de jogo, elas assimilaram bem e conseguiram executar muito bem. Sabemos que temos muita coisa a melhorar, mas acredito que com a sequência de treinos, podemos evoluir ainda mais e chegar longe”, enfatizou o treinador. A equipe alvinegra volta a campo no próximo dia 12, quando enfrenta o Independente, de Guarus. O destaque do Glorioso fica por conta da atacante Mariana, que marcou três dos quatro gols do Cano na goleada aplicada na estreia. A iniciativa da formação de uma equipe de futebol feminino por parte do clube foi elogiada recentemente por mulheres envolvidas com o esporte na cidade.
Tamires Muniz é cronista no projeto Bendita Seja o Futebol, do Rio de Janeiro, e idealizadora do Marias Sem Chuteira, em Campos. Ela destacou a idealização como um golaço: “Acho importantíssimo. É uma porta de entrada para muitas meninas que sonham em trilhar um caminho no esporte, não só no gramado, como fora dele, sendo treinadoras, preparadoras físicas e psicólogas, por exemplo. Penso que todos os clubes deveriam ter o seu time feminino, para participar de competições. Até mesmo porque, traz uma visibilidade muito grande, afinal o futebol feminino tende a crescer cada vez mais e ter mais investimentos. Achei um pontaço do Americano ter essa iniciativa”, pontua. Torcedora do Alvinegro e apaixonada por futebol, a servidora pública Anna Clara Siqueira acompanha o esporte desde criança, já jogou por uma equipe feminina da cidade e celebra a iniciativa do seu time do coração.
“Acho incrível o anúncio da peneira feminina. Como mulher, torcedora fanática do Americano e apaixonada por futebol, fico emocionada em acompanhar esse novo capítulo da história do AFC. Sabemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido pelo futebol feminino, mas aos poucos está evoluindo e fico feliz”, destaca Anna Clara.