Com diversos estandes de artesanato, painéis artísticos, rodas de conversa, gastronomia e ampla programação musical, a 2ª edição do Cará Festival atraiu centenas de pessoas à Casa da Frontaria Azulejada, no Centro Histórico de Santos, neste sábado (18).
Mesmo sob o recorde de temperatura anual registrado em Santos, de 41,6°C, o público marcou presença no evento que promove a cultura santista, além do debate em torno da diversidade e sustentabilidade. As atrações do Festival seguiriam até a meia-noite.
Tema do evento, o pão de cará, patrimônio cultural e imaterial da Cidade desde junho de 2022, foi a base de uma oficina gastronômica nesta segunda edição. Informações sobre o contexto histórico, detalhes sobre a fabricação, passo a passo da receita e, por fim, a degustação. O painel foi ministrado pelo chef Jeff Silva, especialista em panificação artesanal.
“As diversas atrações musicais me trouxeram para o Festival, que está bem animado neste ano. Mas confesso que também vim para aprender a receita e os segredos para um bom pão de cará. E quero experimentar também (risos)”, disse Francine Rosa (à direita, na foto abaixo), 37 anos, moradora da Aparecida, disse ela, acompanhada da sobrinhas Vitória, 10, e Nicole, 12.
O público também aproveitou para conferir os 15 quadros do Concurso Cultural Fotográfico Santos Lovers, que destacavam expressões santistas.
PLURALIDADE
A segunda edição trouxe na pauta a Cultura e o ESG, junto aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, oferecendo destaque sobre os pontos de atenção para qualquer negócio atual, tais como consciência ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês), além da cultura reconhecida pela Unesco como eixo transversal da sustentabilidade. Outra novidade foi o Grand Bazar, um encontro de empreendedores com 40 expositores apresentando seus produtos.
“O Cará Festival é um evento plural, que reúne arte, cultura e gastronomia, valorizando a identidade santista das mais variadas formas. Uma grande celebração sobre a nossa Cidade”, afirmou Denise Covas, organizadora do evento, que promete mais novidades para a próxima edição. “A terceira versão do festival terá um foco gastronômico ainda maior, mostrando de forma mais ampla a nossa rica culinária”, concluiu.
Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestruturas. Conheça os outros artigos dos ODS.