Um casarão do século 19 pertencente ao cantor Alceu Valença virou polo de cultura regional e nacional no coração da cidade histórica de Olinda, em Pernambuco. O imóvel restaurado abriga, desde 2021, a Casa Estação da Luz (CEL), um antigo sonho do artista que desejava disseminar o legado da arte brasileira para cada vez mais pessoas.


“É um local que não é voltado para a obra de Alceu, mas inspirado pelos valores trazidos por seu trabalho, como a brasilidade, a cultura de Pernambuco, a cultura popular e a cultura contemporânea de língua portuguesa”, conta o curador Bruno Albertim.

A CEL tem uma agenda intensa de apresentações musicais e de dança, exposições, feiras, peças de teatro, atividades literárias e gastronômicas. A programação pode ser acompanhada pelo Instagram do complexo: @casaestacaodaluz.
“Mesclamos eventos com cobrança de ingressos e gratuitos, além de atividades voltadas para comunidades do entorno e ações sociais”, comenta Natalia Reis, sócia-gestora do CEL.

Bem preservado, o casarão adquirido por Alceu em 2000 – e que foi palco de seu casamento com a esposa Yanê Montenegro, em 2004 – teve a reforma iniciada em 2019 para abrigar o novo uso.
Brincar no meu quintal
Boa parte da construção original foi preservada. Apenas os banheiros e a cozinha passaram por pequenas intervenções autorizadas pelo Patrimônio Histórico, já que se trata de um imóvel tombado.

O espaço traz detalhes da arquitetura imperial, como sacadas de pedra, balaústres, afrescos e gradis olindenses. Os últimos proprietários que se tem registro são Biagio Chiappetta e Alcina de Azevedo Chiappetta, casal que comprou a residência em 1932 para viver com os nove filhos.
O complexo histórico tem, ainda, um pequeno oásis: um sobrado que pode ser alugado pelo Airbnb. “O imóvel é um grande casarão e, na área do jardim, foi construído um sobradinho. Conta-se que foi erguido pelo proprietário no começo do século 20 para que a filha pudesse casar”, explica Bruno.

Com dois quartos, sala e cozinha integradas, jardim e vista da cidade de Olinda, o Sobrado Alceu Valença também funciona como um refúgio do cantor pernambucano.
“Em suas passagens por Olinda, ele serve como ponto de descanso e inspiração para Alceu, sendo o local de composição de algumas de suas canções”, fala Natália.

Devido às atividades do CEL – e consequente barulho para os hóspedes –, a agenda de reservas nem sempre está disponível. Para quem tiver interesse em “brincar no quintal” do cantor, vale ficar de olho no Airbnb para ver quando abrem novas datas para a hospedagem.