Complexo esportivo será financiado pelo Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA 2014 e ficará pronto em oito meses
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em parceria com a Federação Catarinense de Futebol (FCF), iniciou nesta quinta-feira (19) a construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol de Santa Catarina, que será erguido no município de Balneário Camboriú.
As obras serão custeadas com recursos do Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA 2014, administrado pela CBF. O centro terá um campo de futebol com dimensões de 90×60 e arquibancada com capacidade para 480 pessoas, além de um prédio administrativo com vestiários, área médica, salas de reuniões e lanchonete. A previsão é que as obras sejam concluídas em oito meses.
O presidente da FCF, Rubens Angelotti, e o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, celebraram o início das obras em uma cerimônia, que contou com a presença de autoridades públicas e da comunidade local.
O presidente da FCF, Rubens Angelotti, afirmou que o Centro de Desenvolvimento do Futebol, por meio da oferta de atividades, promoverá a aproximação da comunidade.
“Será uma obra importante para a região. Aqui, já temos o projeto Gol do Brasil em andamento. Mas com o Centro de Desenvolvimento, certamente esse projeto será incorporado ao local, assim que estiver pronto. Queremos oferecer suporte e abrir uma janela de oportunidades para os jovens. E incentivar as categorias de base. E o Centro de Desenvolvimento também será um espaço para treinamento da arbitragem, além de uma série de outras atividades que visam desenvolver o futebol. Preciso também manifestar a nossa gratidão pela sensibilidade e compreensão do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, sempre pronto a acolher nossas reivindicações para concretizar esta conquista”, disse Rubens Angelotti.
O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira, comemorou a conquista para a cidade e agradeceu a parceria da CBF e da FCF.
“Primeiro, um agradecimento muito especial à CBF e a FCF. Fomos agraciados com um projeto pioneiro no Sul do Brasil, que vai trazer dignidade ao esporte. Esse equipamento não vai servir só ao esporte de alta performance, mas também àqueles que sonham em ter um lugar de referência e com excelência para a prática esportiva”, destacou Oliveira.
O Programa de Legado da Copa do Mundo FIFA 2014 prevê a construção de 15 equipamentos esportivos em estados brasileiros, como meio de fomentar o desenvolvimento do futebol nos estados que não sediaram a competição.