Na próxima segunda-feira, dia 25 de setembro, acontece em Aracaju a edição do Circula Cultura Viva, evento promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria Nacional de Cidadania e Diversidade Cultural e do Escritório do MinC em Sergipe.
O evento tem como objetivo principal disseminar informações, através de oficinas, sobre o Edital de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti e o Edital Cultura Viva 2023 – Fomento a Pontões de Cultura, que, juntos, representam um investimento significativo de 61,5 milhões de reais para a Política Cultura Viva, que é a política de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura.
O público dos editais abertos são pontos e pontões de cultura, mestres e mestras dos saberes e fazeres, grupos, coletivos e instituições culturais que promovem as culturas populares e tradicionais brasileiras, indígenas, pessoas LGBTQIA+, pessoas com deficiência, em sofrimento psíquico e idosos. As inscrições para ambos os editais estão abertas até o dia 2 de outubro pelo Mapa da Cultura.
A iniciativa visa fortalecer e dar suporte às manifestações culturais em todo o país, promovendo a diversidade cultural e a cidadania por meio da arte e da cultura. A retomada da Política Cultura Viva é um passo importante para o desenvolvimento e preservação da rica diversidade cultural brasileira.
A Coordenadora do Ministério da Cultura em Sergipe, Thiane Araújo, ressalta a importância do evento. “O Circula Cultura Viva representa um compromisso sólido com a promoção da cultura em nosso estado. É uma oportunidade única para artistas, gestores culturais e demais interessados se informarem sobre as possibilidades de apoio financeiro e fomento à cultura. A Política Cultura Viva está de volta e é uma demonstração clara de que o Governo está comprometido com a valorização da diversidade cultural brasileira”, afirma.
Oficina
A oficina será realizada no escritório do MinC em Sergipe, localizado na Superintendência Regional do Trabalho e do Emprego, situada na Rua Pacatuba, 171, 2° andar (Auditório), no Centro de Aracaju. Os ministrantes da oficina serão Karina Gama, Diretora de Promoção da Diversidade Cultural, e Juliana Caetano, Coordenadora de Planejamento da Cultura Viva. O evento está programado para iniciar às 14h do dia 25/09, segunda-feira.
Fonte: Assessoria de Imprensa