Com apoio da Sedac, MinC encerra ciclo de debates regionais sobre cultura e educação em Porto Alegre


Com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o Ministério da Cultura (MinC) encerrou, nessa segunda-feira (23), o ciclo de Encontros Regionais de Cultura e Educação – Aprender para Construir. O evento foi realizado no Teatro Oficina Olga Reverbel, no complexo Multipalco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre durante todo o dia de ontem. Juntos, os encontros reuniram mais de 600 pessoas nas cidades de Cuiabá (MT), Belém (PA), Recife (PE) e Diadema (SP).

A secretária de Estado Cultura, Beatriz Araujo, deu as boas-vindas à equipe do MinC. “A convivência que temos na cultura é extremamente sadia. Temos feito muitas trocas, durante todos esses anos, com os demais estados brasileiros”, saudou.

Em Porto Alegre, os debates versaram sobre temas como Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, Audiovisual nas Escolas, Formação Artística nas Escolas e Produção e Gestão Cultural. A meta é promover a integração entre arte, cultura e educação para a elaboração de políticas públicas.

Em seu discurso de abertura, o secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, citou o filósofo e educador espanhol Jorge Larrosa para defender a importância da integração entre cultura e educação. Para ele, “educação sem cultura é só um adestramento”.

“Cultura e Educação são frutos da mesma árvore sagrada do conhecimento. Elas caminham juntas na vida da gente e devem caminhar juntas enquanto políticas públicas integradas”, afirmou o representante do MinC.

Ainda estiveram presentes o coordenador-geral de Educação e Cultura em Direitos Humanos do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), João Moura; a coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação (MEC), Raquel Franzim; a presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Sofia Cavedon; o diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC, Jeferson Assumção; e o coordenador do Departamento de Livro, Leitura e Literatura da Sedac, Benhur Bortolotto. 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *