Como a tecnologia melhora a pecuária leiteira na Etiópia


Um clima temperado e um solo fértil tornam as margens do Lago Hawassa, na Etiópia, ideais para a criação de gado e a produção de alimentação animal.

No entanto, para pequenos agricultores perto do lago, localizado a 300 km ao sul de Adis Abeba, não é fácil produzir uma oferta suficientemente grande de leite seguro para obter um lucro contínuo.

“O maior desafio que temos pela frente é acompanhar a tecnologia agrícola”, disse Eskender Yoseph, um dos mais de trinta agricultores da Etiópia que obtiveram acesso à tecnologia agrícola através de uma parceria com a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (Usaid). “Precisamos de muita inovação a fim de acompanhar e manter a qualidade dos nossos produtos agrícolas.”

Aumentando a produtividade

Homem enxaguando os tubos de uma máquina de ordenha automatizada em um celeiro com vacas ao fundo (Zacharias Abubeker/Usaid)
Yoseph enxágua os tubos de uma máquina de ordenha automatizada que recebeu da Usaid (Zacharias Abubeker/Usaid)

Em 2018, a divulgação da Usaid, conduzida através de sua Atividade Cadeia de Valores da Iniciativa Alimentar o Futuro* (PDF, 1,3 MB), encontrou agricultores em Hawassa que estavam dispostos a capacitar e liderar outros sobre como utilizar novas tecnologias.

Em 2021, a Usaid forneceu à propriedade rural Anan Dairy de Yoseph duas máquinas de ordenha portáteis. As máquinas reduzem o tempo de ordenha de dez minutos para três minutos, garantindo ao mesmo tempo um leite seguro e higiênico.

A tecnologia ajudou Yoseph a aumentar a produtividade e ele capacitou outros agricultores da região sobre como usar o equipamento. Mais tarde, a Usaid doou máquinas de ordenha a outros 31 agricultores da região.

Máquina de corte no chão de um celeiro ao lado de uma fileira de vacas comendo alfafa cortada (Zacharias Abubeker/Usaid)
Esta máquina de corte doada pela Usaid facilita a digestão da ração e reduz o desperdício de ração. Yoseph constrói máquinas semelhantes para vender a outros agricultores (Zacharias Abubeker/Usaid)

A Usaid também forneceu máquinas de corte para Yoseph e 38 outros agricultores na Etiópia. Yoseph usa as máquinas para cortar alfafa, alimento rico em proteínas que ele cultiva visando ajudar a otimizar a produção de leite de sua propriedade rural.

Compartilhando o sucesso

O apoio da Usaid ajudou Yoseph a prosperar. Ele emprega 55 funcionários que cultivam e processam o leite e realizam tarefas administrativas, incluindo finanças, vendas e distribuição. A Anan Dairy agora tem 40 vacas leiteiras, 20 vacas secas, 20 novilhas e 25 bezerros, e produz 1.000 litros de leite por dia.

Sempre empreendedor, Yoseph começou a construir suas próprias máquinas de corte, que a Usaid comprou com o intuito de vender a outros agricultores. A engenhosidade de Yoseph o tornou um parceiro valioso nos esforços da Usaid para fornecer suporte tecnológico a outros pequenos agricultores em Hawassa.

Homem ao volante de um veículo carregando um grande contêiner de leite (Zacharias Abubeker/Usaid)
A Usaid está levando novas tecnologias para fazendas de laticínios na Etiópia. Acima, um trabalhador rural se prepara para entregar leite para processamento (Zacharias Abubeker/Usaid)

Ele capacita outros jovens agricultores por meio de redes sociais, ensinando o manejo do gado e da ração, bem como outras práticas agrícolas. Em 2023, Yoseph capacitou mais de 70 jovens agricultores de Bahir Dar, Adis Abeba e outras cidades próximas. Milhões de pessoas assistiram a seus vídeos sobre pecuária leiteira no YouTube e no Telegram.

Yoseph também reaproveita os dejetos das vacas como fertilizante orgânico e, com a ajuda de um gerador, usa o biogás capturado a fim de suprir energia elétrica para seus equipamentos agrícolas. E ele espera expandir seu negócio agrícola incluindo a venda de fertilizante orgânico para ajudar outros agricultores a aumentar os lucros e, ao mesmo tempo, melhorar a segurança alimentar na Etiópia.

“Em um raio de 10 km, há mais de mil agricultores” que precisam de fertilizantes, disse Yoseph. “Queremos fornecer fertilizantes para eles, em conjunto com a Usaid.”

Uma versão deste artigo foi publicada pela Usaid. Leia a versão completa da Usaid aqui*.

* site em inglês


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *