Como ’empurrão’ de Guardiola mudou carreira de técnico que vai desafiá-lo agora no Tottenham: ‘Cara excepcional’


Era apenas um amistoso de pré-temporada, em julho de 2019, no Japão, mas virou algo mais. Um papo agradável, admiração mútua e um começo de relação que, neste domingo (3), chega ao grande palco do futebol europeu, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

Manchester City e Tottenham fazem o clássico da rodada 14 da Premier League, às 13h30 (de Brasília), naquele que será o primeiro confronto oficial entre os técnicos Pep Guardiola, multivencedor na Inglaterra, e Ange Postecoglou, que acaba de iniciar sua jornada no país.

Os dois se conheceram naquele jogo amigável há quatro anos e meio. Com gols de Kevin de Bruyne, Raheem Sterling e Lukas Nmecha, o City venceu o Yokohama Marinos, anfitrião daquela noite e parte integrante do Grupo City. O time japonês teve mais posse de bola que a equipe de Manchester e impressionou Guardiola.

Dois anos depois, no saguão de um hotel qualquer, o espanhol esbarrou com Dermot Desmond, proprietário do Celtic, e lembrou de Postecoglou. À época, o clube escocês procurava um técnico e tinha interesse em Eddie Howe, que, no entanto, não estava confiante de que poderia levar seus auxiliares para o novo trabalho.

O assunto surgiu na roda de conversa. Então, Pep falou do encantamento com um técnico que merecia uma chance em um cenário maior. Dias depois, o Celtic anunciava Postecoglou como o novo comandante.

“Não tenho certeza [se a história é verdadeira]. Mas sabe como é, o sucesso tem um milhão de pais, então quem sabe como foi a verdadeira história?”, desconversou Ange. “Mas foi o Desmond que fez contato direto comigo. Nós conversamos e, literalmente depois do nosso papo, ele tomou a decisão”.

Ange Postecoglou entrou no mundo profissional do futebol como atleta. Nascido em Atenas, na Grécia, mas criado na Austrália, foi zagueiro do South Melbourne e chegou a defender a seleção nacional antes de iniciar a carreira de treinador, em 1996, quando tinha somente 31 anos e seguia o caminho que o pai sempre quis.

“Isso [paixão pelo futebol] foi transmitido pelo meu pai, porque quando você cresce na Austrália e adora futebol, é bom que você invista fortemente nisso porque, se quiser assistir ao jogo ao vivo, terá que se levantar no meio da noite. E normalmente vai para a escola no dia seguinte. Então nas madrugadas, era ele e eu assistindo ao futebol do outro lado do mundo. Ele sempre analisou os times, desenhando esquemas, descrevendo jogadores”, contou Ange, em entrevista exclusiva ao repórter da ESPN João Castelo-Branco.

O treinador iniciou a carreira à beira do campo no próprio Melbourne, que dirigiu no Mundial de Clubes de 2000, disputado no Brasil. Após dirigir outras equipes do país, Postecoglou assumiu a seleção da Austrália, participando inclusive da Copa do Mundo de 2014, novamente em terras brasileiras.

Em 2018, Ange mudou-se para o Yokohama Marinos e, logo na temporada seguinte, fez o clube conquistar a J. League pela primeira vez depois de 15 anos. A experiência no Celtic começou em 2021, durou dois anos e rendeu cinco títulos, entre eles o bicampeonato do Campeonato Escocês e da Copa da Liga Escocesa.

“Outro treinador excepcional está chegando”, anunciou Guardiola, ao ser informado que o amigo estava pronto para assumir o Tottenham antes da temporada começar.

“Tive a sorte de encontrá-lo em Tóquio anos atrás, quando ele dirigia o Yokohama, um dos times do Grupo City, e foi uma conversa interessante. Temos uma boa relação, ele fez trabalho incrível no Celtic e vai certamente fazer o mesmo no Tottenham”, garantiu Pep, antes do embate entre os dois professores.

Agora, além de ter dado ’empurrão’ Pep ainda não poupa elogios ao novo rival. Em coletiva antes da partida, o técnico catalão afirmou: “Ele faz do futebol um lugar melhor, pessoas como Ange. Gosto muito da abordagem deles, todos os torcedores do Spurs podem admitir que o impacto foi rápido”.

Onde assistir a Manchester City x Tottenham?

O clássico Manchester City x Tottenham terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ neste domingo (3), às 13h30 (de Brasília).


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *