Onze estados e o Distrito Federal estão em alerta máximo por causa da onda de calor que afeta o Brasil, como avisa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por causa dos riscos que podem ser causados pelos efeitos meteorológicos de intensidade excepcional, com temperaturas acima dos 40 graus, clubes brasileiros alteraram sua rotina de treinos no intuito de preservar a saúde dos atletas.
Nessa sexta-feira (22), o Inmet emitiu alerta de “grande perigo” para os seguintes locais: Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
Final da Copa do Brasil ‘pegando fogo’
A grande decisão da Copa do Brasil entre São Paulo e Flamengo acontecerá no Morumbi, neste domingo (24), às 16h (de Brasília). A previsão é de que a temperatura esteja na casa dos 38 graus no momento do jogo.
Tanto São Paulo quanto o Flamengo tomaram medidas específicas por causa da onda de calor no Brasil.
São Paulo
O São Paulo alterou a programação de treinos e antecipou em meia hora os trabalhos que acontecem pela manhã. O clube dá uma atenção especial à hidratação, com suporte da fisiologia e nutrição, acompanhando quanto de líquido que os atletas perdem por atividade.
A decisão visa minimizar os impactos das altas temperaturas, já que a capital paulista tem vivido o inverno mais quente dos últimos 62 anos. De acordo com o Inmet, a temperatura média no município ficou em 26ºC. A antiga marca de inverno mais quente era de 1961, quando a média atingiu 25,2ºC.
“Uma situação que estamos preocupados há algum tempo, há mais de 10 dias estamos fazendo um processo de hidratação com os jogadores. Pode ser um dia muito quente, estamos tentando fazer isso para dar melhores condições aos jogadores”, disse Dorival Júnior, técnico do São Paulo, em entrevista nos últimos dias.
Flamengo
O Flamengo não alterou a programação de treinos por causa das altas temperaturas. Porém, o clube, por meio dos preparadores físicos e fisiologistas, ressaltou a necessidade de aumentar a hidratação durante os trabalhos. Além disso, tenta controlar com os jogadores à exposição de cada um ao sol.
Medidas dos clubes da Série A contra o calor
A Itatiaia procurou os clubes da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro sediados nos Estados em alerta pelas altas temperaturas para saber: houve mudanças nos cronogramas nutricional, de fisiologia e de treinamentos?
Clubes de MG
América
O clube promove análises de urina dos atletas, que são feitas pelo departamento de fisiologia. Com os resultados, há intervenção individual com cada jogador. O clube toma cuidado também na beirada do campo em relação à água do corpo, controlando o consumo de água mineral, isotônicos. Em relação à preparação física, há pausas programadas para hidratação durante os treinamentos, que acontecem pela manhã, com início às 9h30.
Atlético
Os horários dos treinamentos foram alterados na Cidade do Galo. Os trabalhos, que iniciavam às 10h, foram antecipados em 45 minutos, tendo início às 9h15. Os departamentos de nutrição e fisiologia trabalham em conjunto com ações específicas no que diz respeito ao controle de alimentação e hidratação.
Cruzeiro
Após várias tentativas da reportagem, o clube não se manifestou até a publicação da matéria. Semanalmente, o Cruzeiro divulga a agenda de treinos, que tem início às 10h.
Clubes de SP
Palmeiras
O Palmeiras informou que adota medidas importantes com os atletas em dias de calor, mas não alterou a programação de treinos.
Corinthians
O Corinthians segue com os treinamentos na parte da tarde. Somente neste fim de semana (23 e 24 de setembro) que os trabalhos tiveram o horário alterado para a parte da manhã. Em relação à fisiologia e parte nutricional, a assessoria do clube diz que os parâmetros não mudaram. Ou seja, seguem com os cuidados que já eram tomados antes mesmo dos alertas de altas temperaturas.
Santos
O Santos informou por meio de sua assessoria que não promoveu nenhuma alteração por causa dos alertas de altas temperaturas.
Clubes do RJ
Botafogo
O Botafogo antecipou os treinos em uma hora para diminuir a exposição dos atletas ao calor. O clube reforça com os jogadores os cuidados com a hidratação nos treinos e jogos.
Fluminense
O Fluminense, por meio de sua assessoria de imprensa, considerou que no Rio de Janeiro faz “calor direto”, e informa que o clube não vê necessidade de medidas por causa da onda de calor.
Vasco
O Vasco foi procurado, mas também não se pronunciou até a publicação da reportagem
Clube na Bahia
Bahia
O Bahia usa a estratégia de aumentar a ingestão de magnésio, sais minerais e a hidratação constante durantes os treinos. Além disso, os fisiologistas do clube fazem o controle da urina e peso nos jogadores para acompanhar o estado de hidratação dos atletas. Assim, o departamento de saúde e performance do Tricolor, responsável por esses parâmetros, consegue fazer ajustes pontuais e individuais nos atletas.
Clube no Mato Grosso
Cuiabá
Por ter sede em uma cidade em que o calor se apresenta intenso em boa parte do ano, o clube mantém um acompanhamento nutricional e fisiológico bem estabelecido com os atletas. Os jogadores passam por avaliações constantes para verificar o estado de hidratação, o que inclui a aquisição de um equipamento de última geração recém adquirido pelo clube.
Além de questionário diários sobre o estado de saúde e queixas, e supervisão do nutricionista para o consumo de líquidos.
“Como a cidade de Cuiabá no decorrer do ano já apresenta dias quentes, o processo de acompanhamento no clube já é bem estabelecido. Os atletas passam por avaliações constantes para verificar o estado de hidratação”, diz o médico do Cuiabá, Ângelo Bortoli.
Clube em Goiás
Goiás
O Centro-Oeste Brasileiro recebeu alerta de perigo por conta da massa de ar quente e pelo tempo seco. Por isso, o Goiás, segundo assessoria do clube, toma cuidados redobrados em relação à hidratação dos atletas.
Existem alguns protocolos realizados frequentemente, que contemplam avaliações da fisiologia, como relatos dos jogadores, avaliações das características de urina e também marcadores da fisiologia – tanto bioquímicos, quanto de performance do atleta.
“É preciso haver um cuidado redobrado em relação à hidratação do atletas. Existem alguns protocolos que conseguem avaliar a hidratação dos jogadores que são realizados frequentemente no Goiás”, disse Bruno Favaron, médico do Goiás.
Clube em Goiás
Goiás
O Centro-Oeste Brasileiro recebeu alerta de perigo por conta da massa de ar quente e pelo tempo seco. Por isso, o Goiás, segundo assessoria do clube, toma cuidados redobrados em relação à hidratação dos atletas.
Existem alguns protocolos realizados frequentemente, que contemplam avaliações da fisiologia, como relatos dos jogadores, avaliações das características de urina e também marcadores da fisiologia – tanto bioquímicos, quanto de performance do atleta.
Clube em Curitiba
Coritiba
A assessoria do Coritiba foi procurada, mas não respondeu aos questionamentos da reportagem.
Participe da comunidade da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto
no seu celular.
Clique aqui e se inscreva.