Abaixo, o ge lista curiosidades que envolvem o Atlético Monte Azul, fundado em abril de 1920, e a cidade de Monte Azul Paulista, na região de Ribeirão Preto (SP), a 230 quilômetros de São Paulo.
Estádio com nome de mulher
O estádio do AMA é um dos quatro no Brasil, segundo o Cadastro Nacional de Estádios de Futebol (CNEF) que tem nome de mulher. A casa do Atlético, antes chamado de Ninho do Azulão, foi rebatizada em 2010 com o nome de Otacília Patrício Arroyo, avó do então presidente do clube à época, Ricardo Céster Arroyo.
Todo mundo no estádio!
A capacidade da casa do AMA é de 13 mil torcedores, quase a população total da cidade de Monte Azul Paulista que, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem 18.151 moradores.
Paulistão em 2010
A maior façanha do Atlético Monte Azul foi o acesso ao Paulistão de 2010. Na Série A2 de 2009, sob o comando do técnico Edson Só, o AMA fez a melhor campanha da primeira fase com 12 vitórias em 19 partidas e teve o melhor ataque, com 40 gols.
No quadrangular decisivo, o Azulão carimbou o acesso inédito ao Paulistão ao vencer o Flamengo de Guarulhos (SP) por 4 a 1 em fora de casa, a uma rodada do fim da competição.
Melhores momentos: Monte Azul 1 x 1 Corinthians, pela 1ª rodada do Paulistão 2010
A estreia na elite estadual foi no dia 17 de janeiro de 2010 contra o Corinthians, no Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), em um empate por 1 a 1. A passagem pelo Paulistão, no entanto, foi curta. Em 18º, o AMA caiu para a Série A2 de 2011 ao somar 15 pontos com três vitórias, seis empates e dez derrotas.
Ex-Panicat como musa
Quando disputou o Paulistão de 2010, o Atlético Monte Azul teve como musa a ex-panicat Carol Dias.
Terra de Vadão e ex-presidente do Santos
A cidade de Monte Azul Paulista é a terra natal de um dos grandes nomes do futebol brasileiro: Oswaldo Alvarez, o técnico Vadão. Ele chegou a jogar no Azulão, mas nunca foi treinador da equipe.
Vadão começou a se projetar nacionalmente ao treinar o “carrossel caipira”, em 1992, no Mogi Mirim de Rivaldo. Ele ainda comandou Corinthians, São Paulo, Ponte Preta, Bahia e passou pelo Tokyo Verdy, do Japão, além de dirigir a Seleção Brasileira feminina.
Além de Vadão, Monte Azul também é cidade natal do ex-presidente do Santos, José Carlos Peres.