Nesta semana, Lionel Messi foi um dos grandes nomes do futebol internacional a adentrar no mundo dos esports com sua parceria com Sergio Agüero. Com a sua entrada, o argentino entra para uma extensa lista de atletas do futebol que possuem investimentos no cenário de esports. Confira abaixo jogadores brasileiros e de outros países que possuem investimentos no universo dos esports:
Ronaldinho Gaúcho – R10 Team
O bruxo é um dos brasileiros investidores no cenário de esports e possui sua própria equipe de esports: a R10 Team. Como é de se imaginar, a equipe foca seus investimentos nos cenários profissionais de FIFA e EA FC 24. Além disso, a Magic Squad também é do lendário meio-campista e disputa modalidades como Free Fire e Rainbow Six.
Arthur Melo – 00Nation
Meio-campista da Associazione Calcio Firenze Fiorentina, Arthur Melo é um dos investidores que ajuda a 00Nation no mercado de esports. No passado, o jogador se juntou à organização em uma das movimentações que levaria à 00Nation grandes nomes do Counter-Strike nacional, como Marcelo “coldzera” e Epitácio “TACO”.
Anteriormente com uma divisão brasileira, a 00Nation se desvinculou de seu braço sul-americano e possui atletas que atuam nos cenários de CS e Fortnite.
Casemiro – Case Esports
Um dos meio-campistas da Seleção Brasileira e do Manchester United, Casemiro, também possui investimentos no cenário de esports. A Case Esports atualmente tem sede em Madrid, na Espanha, e possui elencos no Counter-Strike, Valorant e no League of Legends.
Apesar dos investimentos, a Case Esports não é uma organização que disputa muitos campeonatos na elite dos esports, mas já teve nomes como Lucas “steel” e Leonardo “leo_drk” vestindo o uniforme da organização.
Lucas Paquetá – Paquetá
Entre os brasileiros que hoje possuem um dedo nos esports, Lucas Paquetá também faz questão de aparecer. O meia do West Ham United e da Seleção Brasileira possui a Paquetá Gaming, que investe majoritariamente no cenário de Counter-Strike e já teve grandes nomes passando pela organização, como Paulo “short“, Rafael “saffee” e Lincoln “fnx“.
Apesar disso, em agosto deste ano a organização anunciou que entraria em um processo de reestruturação interna e liberou seu antigo elenco de CS – que hoje veste o uniforme da RED Canids.
David Beckham – Guild Esports
Um dos donos da Guild Esports, David Beckham também é um dos lendários jogadores de futebol com um pé dentro dos esports. A organização atualmente possui investimento no EA FC 24, Fortnite, VALORANT, Street Fighter, simuladores de corrida e recentemente anunciou o início de suas movimentações no cenário de Counter-Strike 2.
Messi e Agüero – KRÜ Esports
Com Sergio Agüero fundando a organização, a KRÜ Esports rapidamente colocou-se no topo das modalidades que se propôs a disputar. Sendo a carrasca dos brasileiros no VALORANT, a equipe colocou-se como uma das mais fortes no cenário internacional do FPS – com exceção de 2023, que teve dificuldades. Além do título da Riot Games, a organização também tem investimento no Rocket League.
Na última terça (7), Lionel Messi se juntou a seu antigo parceiro da Seleção Argentina. O oito vezes Bola de Ouro chega como novo sócio proprietário da KRÜ e dá seu primeiro passo nos esports.
João Pedro e Kaique Rocha – Team Vikings
O atacante da Seleção Brasileira, João Pedro, e o zagueiro do Club Athletico Paranaense, Kaique Rocha, formam a dupla criadora da Team Vikings. Atualmente, a equipe tem investimento apenas no VALORANT. A organização, inclusive, foi responsável por unir uma das duplas mais famosas do cenário nacional do FPS: Gustavo “Sacy” e Matias “Saadhak”, campeões mundiais.
Gerard Piqué – KOI
Atualmente aposentado, Gerard Piqué é um dos fundadores da KOI junto do streamer Ibai Llanos, um dos maiores do mundo. A equipe foi uma das escolhidas para participar do VCT EMEA, liga europeia de VALORANT, além de também atuar nas principais ligas de Rainbow Six Siege e League of Legends, sendo essas a Europe League 2023 e a LEC respectivamente.
Além dos jogadores citados acima, muitos outros também fazem questão de aparecer nos bastidores dos esports e fomentar essa indústria. Entre eles, temos David De Gea (Rebels Gaming) que até chegou a brincar de chamar Cristiano Ronaldo para investir em sua organização quando a chegada de Messi na KRÜ foi anunciada.
O meio-campista alemão Mezut Özil também é dono de uma organização, a M10 Esports, assim como Ruud Gullit, dono da Team Gullit. Por fim, também temos alguns grandes nomes investindo em organizações já presentes no cenário competitivo: Thibaut Courtois teve investimentos na DUX Gaming, enquanto Virgil Van Dijk na Tundra.