Com herói da Libertadores, destaques do Brasileirão e oito jogadores que atuam no exterior, Ramon Menezes convocou nesta terça-feira a seleção brasileira olímpica para o último período de treinamentos antes da lista final visando o Pré-Olímpico, na Venezuela, em janeiro. Não haverá amistosos e os 23 jogadores ficam reunidos para trabalhos no CT Joaquim Grava, do Corinthians, de 13 a 21 de novembro.
Ramon chamou oito jogadores que foram campeões do Pan-Americano, no último sábado, em Santiago, no Chile, mas o grande destaque ficou mesmo por conta da John Kennedy, herói do título do Fluminense na Libertadores. Marcos Leonardo é outro nome de peso e estava entre os cogitados para a lista de Fernando Diniz na Seleção principal.
– O momento dele é muito bom. Um jogador rápido, que joga em várias posições de ataque, gosta de fazer gols e é isso que esperamos dele.
Ramon voltou a ser questionado sobre a dificuldade habitual para liberação de jogadores e valorizou os jogadores que foram liberados por seus clubes:
– Depois que sentamos aqui e fazemos a convocação, sempre temos na cabeça que é o time ideal para o momento. Foi assim em todas as nossas convocações. Todas elas com uma dificuldade, mas sempre fomos para as competições muito focados e passando para os atletas a importância de vestir a camisa da Seleção. Convocamos uma ótima seleção brasileira, alguns estreantes e outros que já conhecem o trabalho, o que ajuda muito.
Herói do título, John Kennedy fala sobre atuação no final
A previsão inicial era de que fossem realizados amistosos contra a seleção do Paraguai, mas o treinador da principal, Daniel Garnero, resolveu fazer uma lista maior do que a habitual para os jogos das eliminatórias e desfalcou muito a olímpica. Houve ainda a possibilidade de um torneio no Mané Garrincha em Brasília, que não se concretizou.
Atual bicampeão olímpico, o Brasil lutará pelo direito de defender o ouro em Paris-2024 no Torneio Pré-Olímpico da Venezuela. A competição acontecerá entre 20 de janeiro e 11 de fevereiro nas cidades de Caracas, Valencia e Barquisimeto.
A seleção brasileira está no Grupo A ao lado de Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. Dois se classificam para o quadrangular final, que decretará quem fica com as duas vagas para as Olimpíadas na França.
– Está tudo muito equilibrado. Uma competição sul-americana é sempre muito dura. No Pan, enfrentamos a Colômbia, que está no nosso grupo no Pré-Olímpico. No Sul-Americano, foi o adversário que não conseguimos vencer e empatamos os dois jogos. Tem a Venezuela, que será a dona da casa e evoluiu muito. Vimos isso no jogo da seleção principal com o Brasil. É uma chave muito equilibrada, com um Equador também muito forte, e teremos que fazer uma grande preparação.
Os jogadores da seleção olímpica se apresentam na próxima segunda-feira, dia 13, em São Paulo, para treinamentos no CT do Corinthians.
Confira a lista completa
- Andrew (Gil Vicente)
- Marcelo Pitaluga (Liverpool)
- Mycael (Athletico-PR)
- Khellven (CSKA Moscou)
- Vinícius Tobias (Real Madrid)
- Patrick (São Paulo)
- Vanderlan (Palmeiras)
- Arthur Chaves (Acadêmicos de Vizeu)
- Lucas Beraldo (São Paulo)
- Michel (Palmeiras)
- Robert Renan (Zenit)
Meio-campistas
- Alexsander (Fluminense)
- Andrey Santos (Nottingham Forest)
- Guilherme Biro (Corinthians)
- Igor Jesus (Flamengo)
- Pablo Maia (São Paulo)
- Victor Hugo (Flamengo)
- Gabriel Pec (Vasco da Gama)
- John Kennedy (Fluminense)
- Luis Guilherme (Palmeiras)
- Marcos Leonardo (Santos)
- Matheus Nascimento (Botafogo)
- Sávio (Girona)