O prefeito Coronel Sandro conversou com artistas e produtores culturais de Governador Valadares na noite de ontem (9/1) no Teatro Atiaia. Ele disse que seu governo vai incentivar a cultura e remunerar aqueles que fazem arte pela arte.
Disse que o secretário titular da SMCELT, Walter Albuquerque, já está autorizado a conduzir um plano municipal para incentivar a produção cultural na cidade, e disse que Valadares terá, em sua gestão, um trabalho jamais visto pela cultura local.
E saudou o público: “Bem-vindos à nova era cultural de Governador Valadares”. Depois da fala do prefeito, o diretor de cultura, Rodrigo Limeres, conduziu a reunião, ouvindo sugestões dos presentes, informando sobre os andamentos da Lei Aldir Blanc e da Política Nacional Cultura Viva.
Sobre o incentivo à cultura, o prefeito disse:
“Nós temos o dever de viabilizar essa caminhada de vocês pelos programas do Governo Federal e do Governo Estadual. Nós vamos criar o nosso. Então, por exemplo, no dia 30/01, nós teremos o aniversário da cidade, eu queria fazer uma festa muito mais ampla com a participação remunerada do maior número possível de artistas em todas as áreas, mas o tempo e o fato de que o governo anterior não tomou providências necessárias para que isso pudesse acontecer, vai impedir a gente de fazer algo com a grandiosidade e a importância que vocês merecem”, explicou.
O Coronel Sandro disse que a SMCELT já preparou uma programação para o aniversário da cidade, que será divulgada nos próximos dias. E deu uma boa notícia para a classe artística.
“Todos vocês, que fazem parte da vida cultural de Valadares, terão uma política cultural como nunca aconteceu nessa cidade, podem escrever isso e me cobrar. O Walter, que assumiu a nossa Secretaria de Cultura, já está orientado a fazer uma reunião com os artistas de Governador Valadares para tratar disso”, disse.