Nos primeiros meses de 2025 foram anunciados mais de 23 mil cortes de funcionários feitos pelo setor de tecnologia
Não chegamos nem mesmo na metade do ano, mas as demissões anunciadas pelas empresas de tecnologia em 2025 já atingem um número expressivo. Até agora, foram mais de 23 mil cortes feitos pelo setor.
Os números são do rastreador Layoffs.fyi e indicam uma tendência de manutenção nos esforços para redução dos gastos pelas companhias. No ano passado, foram mais de 150 mil funcionários desligados por mais 500 empresas.
Processo de redução dos gastos
O boom da inteligência artificial continua motivando a maioria dos desligamentos. As empresas acreditam que a IA pode desempenhar melhor diversas funções, reduzindo a necessidade de muitos cargos.

Os números também demonstram que os cortes vem aumentando. Em janeiro deste ano, foram 2.403 funcionários de empresas de tecnologia demitidos. O saldo aumentou para 16.234 trabalhadores em fevereiro e chegou a mais de 88 mil no mês de março.
As incertezas econômicas podem ter pesado para as mais recentes decisões. As tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, provocaram pânico nos mercados globais e, apesar do adiamento das taxações, ninguém sabe ao certo o que está por vir.
Leia mais

Demissões no mês de abril
- O Google foi uma das empresas que anunciaram ondas de demissões recentes.
- A gigante do setor desligou centenas de funcionários de sua divisão de plataformas e dispositivos, que abrange Android, telefones Pixel, e o navegador Chrome, por exemplo.
- Já a Microsoft informou que vai cortar novos funcionários ainda neste mês, embora não tenha especificado um número.
- O mesmo cenário acontece no WordPress.com, que está demitindo 16% de sua força de trabalho em todos os departamentos.
- Mais de 270 trabalhadores podem ser impactados.
- Já o Canva dispensou de 10 a 12 redatores técnicos após incentivar o uso de ferramentas de IA generativa.

Colaboração para o Olhar Digital
Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.