Texto e foto da Agência de Notícias da UFSM

No ano em que se celebram os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria inicia a temporada 2025 nesta terça-feira (22) com a apresentação do Concerto Italiano.
Como não poderia deixar de ser, o espetáculo inclui em seu repertório trechos de óperas célebres, de compositores como Gioachino Rossini (excertos de “Il Barbiere di Siviglia”, “Guillaume Tell” e “La Gazza Ladra”), Giacomo Puccini (a ária “Nessun Dorma”, da ópera “Turandot”) e Giuseppe Verdi (o dueto “Brindisi”, da ópera “La Traviata”; a ária “La Donna è Mobile”, de “Rigoletto”; a abertura de “La Forza del Destino”), assim como o poema sinfônico “Pini di Roma”, de Ottorino Respighi, e a canção napolitana “O Sole Mio”.
A responsabilidade de dar voz a alguns desses clássicos do bel canto caberá a dois convidados: o tenor João Ferreira Filho e a soprano Juliana Pires. Com regência do professor e maestro João Batista Sartor, o concerto inicia-se às 20h no Centro de Convenções da UFSM. Os ingressos estão esgotados.
O espetáculo é uma realização da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e da sua associação cultural, bem como da Pró-Reitoria de Extensão (órgão ao qual a orquestra é vinculada). Outras informações constam nas redes sociais da orquestra (Instagram e Facebook).
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.